Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Kendrick Lamar] “N95”
O mundo pode estar virado do avesso, mas se Kendrick Lamar lança um álbum todos param para o dissecar. Depois do aviso dado em “The Heart Part 5“, a super-estrela de Compton não tardou em soltar o seu novo Mr. Morale & The Big Steppers, cinco anos após DAMN.. À segunda faixa do alinhamento, “N95”, o rapper cospe na cara da cancel culture e aponta o dedo àqueles que vivem da aparência, das mentiras e do clout. O vídeo — cujas gravações na praia foram detectadas por um fã ainda em 2020 — tem a assinatura do próprio Kendrick e de Dave Free, seu habitual colaborador e braço direito na pgLang, label que fundaram há um par de anos.
[Chance The Rapper] “Wraith (Writing Exercise #3)” feat. Vic Mensa
Smoko Ono e Beat Butcha servem a batida para o mais recente “exercício de escrita” de Chance The Rapper, que o levou a uma nova fusão com o colega Vic Mensa, eles que já partilharam o mesmo tecto no colectivo Savemoney e se têm vindo a cruzar pontualmente em estúdio já depois de rebentarem a solo — agora, segundo declarações prestadas à Complex, “há muito mais para vir” por parte desta dupla de Chicago. “Wraith (Writing Exercise #3)” é o terceiro lançamento de Chance em 2022 e sucede a “Writing Exercise #2” e a “Child of God”.
[Jenevieve] “Nxwhere”
Aplaudimos-lhe a estreia em disco no ano passado e, agora, temos novos motivos para retornar a esse Division, já que a reedição que aconteceu há um par de semana atrás trouxe mais quatro temas ao seu alinhamento. Não será esse o caso deste “Nxwhere”, já que o videoclipe foi criado a pensar na sua fórmula original, embora a remistura, assinada por lophiile, seja uma das prendas da versão deluxe desse LP — “Against All Odds” e os versos inéditos de 2 Chainz e Ghostface Killah em “Baby Powder” e “Medallion”, respectivamente, selam o leque de novidades.
[Mez] “Devil Is A Judge”
Não tem tido muitos motivos para celebrar a solo, já que são poucas as edições que tem vindo a coleccionar nos últimos anos. Por outro lado — e tendo em conta a sua baixa visibilidade — colabora como poucos, já que o nome Mez está cravado nos créditos de Compton, Revenge Of The Dreamers III, The Documentary 2.5, Her Too ou Happy Thoughts. A convite do A COLORS SHOW, o MC de Raleigh, Carolina do Norte, marcou presença numa das maiores montras musicais do YouTube e aproveitou a ocasião para nos dar um inédito — “Devil Is A Judge” é, para já, a única pegada de Mez em 2022.
[Da$H & SONNYJIM] “Serbian Red”
BrnzeKneecap assume a direcção do primeiro videoclipe saído de BETWEEN THE LINES. Foi em Fevereiro deste ano que o rapper norte-americano Da$H se aliou ao produtor inglês SONNYJIM para um álbum a quatro mãos repleto de samples sinistros, rimas venenosas e mensagens subliminares. Pink Siifu e $ha Hef são os únicos dois convidados do projecto que começou a ser antecipado logo no arranque de 2022 com “Mind Vexed“.
[Remi Wolf] “Michael”
“Michael” pode muito bem indicar o fim de ciclo para Remi Wolf. No ano passado, a artista californiana viu os seus primeiros dois EPs serem remisturados por gente como Panda Bear, Dominic Fike, Gabriel Garzón-Montano, Hot Chip, Phony Ppl ou até mesmo o lendário Nile Rodgers, antes de se ter atirado a Juno, o seu primeiro longa-duração de sempre. No próximo dia 3 de Junho, Wolf lança Juno (Deluxe), do qual este novo “Michael” fará parte.
[Asher Roth & Heather Grey] “Teammates”
Nos últimos anos, Asher Roth tem estado mais próximo do seu público do que nunca, graças a plataformas digitais como o Discord ou o Twitch. Foi, aliás, entre as suas tribos online que o rapper de Morrisville, Pensilvânia, encontrou novos colaboradores, que em 2021 o ajudaram a edificar The Greenhouse Effect Vol.3. Um dos nomes que surgiram nessa ficha de créditos foi o de Heather Grey, agora o homem do leme no que toca à produção do novo Why’s It So Grey Out?, editado um par de dias após a primeira amostra destes “Teammates” e que regista aparições de Blu, Lord Apex, Kota The Friend e Like.