pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 02/05/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 02/05/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[keiyaA] Ao Vivo @ The Room

Apareceu pela primeira vez na agenda de uma sala de espectáculos nacional em 2021 mas acabou por reagendar a data do gnration para 8 de Junho, agora com escala em Lisboa no caminho até Braga — é a Galeria Zé dos Bois que recebe a cantora no dia 7 de Junho. Cada vez mais próxima de aterrar em Portugal, keiyaA passou pelo The Room, da inglesa NTS, para se apresentar, completamente a solo, numa versão mais crua de si mesma e apta a canalizar as energias de Sun Ra e Ras G para uma breve actuação.


[Saya Gray] “PAP TEST” Ao Vivo @ A COLORS SHOW

Não possível ignorar o facto de Saya Gray ter ido ao A COLORS SHOW sussurrar-nos o inédito “PAP TEST”, muito menos quando, ao percorrer rapidamente o seu curto catálogo nas plataformas de streaming, também se ficou vidrado “SHALLOW (PPL SWIM IN SHALLOW WATER)”, “IF THERE’S NO SEAT IN THE SKY (WILL YOU FORGIVE ME???)” e “SAVING GRACE”. O som polido que apresenta, aos 26 anos de idade, não engana: a canadiana já tocou baixo para Daniel Caesar, WILLOW ou Liam Payne mas percebeu que tinha muito mais para dar de si mesma, se se desdobrasse também pelo canto e pela produção. A estreia em álbum acontece a 2 de Junho com 19 Masters, que tem sido antecipado em entrevistas para a Dazed ou para a UPROXX.


[Ovrkast] “Gol’ Chane”

Esteve particularmente activo nos seus tempos de Bandcamp e, pouco depois de se expandir para outras montras, galgou terreno com o lançamento de Try Again, álbum que, no ano passado, ganhou mais três faixas no alinhamento através de uma reedição de luxo. Fora desse registo, o rapper e produtor de Oakland, Califórnia, assinou ainda os temas “Love Somebody” e “VENT” e esteve ao serviço de Gangster Doodles, redveil e demahjiae nos seus respectivos projectos. Na última semana, acenou-nos em nome próprio pela primeira vez em 2022 “Gol’ Chane”, uma nova sessão de terapia rap capaz de fazer desvanecer as nuvens cinzentas por alguns momentos.


[Aitch] “Just Coz” feat. Giggs

Puxou a cartada da nostalgia quando, no passado mês de Março, recuperou a voz de Ashanti em “Baby”, mesmo como quem parece estar a preparar um regresso aos discos. Não muito depois, foi até à GRM Daily para largar a sua segunda dose de Daily Duppy, já a antever o terramoto que provocou no final da semana transacta em “Just Coz”. O tema não exibe o melhor conteúdo lírico quer de Aitch, quer do seu convidado, o veterano Giggs, mas deixa bem claro que, graças à entrega minuciosa de ambos, veio para ser candidato no capítulo dos grandes bangers relativamente a 2022.


[Justin Bieber] “Honest” feat. Don Toliver

Anda cada vez mais de mãos dadas com a cultura hip hop e, mesmo sem os escutar, basta olharmos para as fichas de créditos dos seus últimos trabalhos para o percebermos — Travis Scott, Quavo, Chance The Rapper, Lil Uzi Vert ou DaBaby têm sido alguns dos muitos artistas a quem o canadiano recorre para terminar as suas canções. Don Toliver junta-se a esse lote de estrelas ao ingressar neste “Honest” para lhe adicionar aquele “gostinho” que estava em falta. No videoclipe, é Cole Bennett quem sai a ganhar, ele que dirigiu a peça e a junta àquele que tem tudo para ser um dos catálogos mais impressionantes de todos os tempos, o da sua Lyrical Lemonade.


[Pusha T] “Call My Bluff”

Esteve, uma vez mais, nas bocas do mundo quando, em 2018, se juntou a Kanye West para umas voltas de DAYTONA. Afastou-se do formato do LP nos quatro anos que se seguiram e, há um par de semanas, quebrou esse silêncio com It’s Almost Dry, álbum que esculpiu juntamente com os seus dois produtores de eleição, Ye e Pharrell Williams. Depois de “Diet Coke”, “Neck & Wrist” e “Hear Me Clearly”, chega agora a vez de “Call My Bluff” ascender ao estatuto de singles, através de mais um vídeo que nasce da parceria entre os realizadores Omar Jones e Onda.


[Future] “KEEP IT BURNING” feat. Kanye West

Future não foi de modos e estampou um I NEVER LIKED YOU no título do seu mais recente longa-duração. O sucessor de High Off Life chegou-nos na passada sexta-feira, repleto quer de faixas — são 22 no total — quer de convidados. Kanye West encabeça uma lista na qual constam ainda os nomes de Drake, Young Thug ou Gunna e ajuda a criar o ambiente perfeito para que o astro de Atlanta consiga pintar, com palavras, a mesma sargeta em que a sua mente caiu em 2015, a propósito da colisão cósmica que foi What A Time To Be Alive.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos