pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/03/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/03/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Slow J] Unplugged

Em primeiro lugar, as surpresas.

Foi já quando estávamos de coração apertado com os relatos que vão chegando do Leste da Europa que João Batista Coelho nos recarregou as baterias da alma. O cantautor sadino recuperou para YouTube o concerto acústico e intimista que protagonizou na edição de 2021 do Festival do Maio, tornando públicos os inéditos arranjos que revestiram os seus clássicos, do mais puro “Cristalina” ao mais recente “Nada a Esconder”. “Vida Boa”, “Pagar as Contas”, “Às Vezes” e “Serenata” são os temas deste alinhamento que representam a casta The Art Of Slowing Down, o álbum de estreia de Slow J, que este ano sopra as primeiras cinco velas.


[redoma] “entreparedes / redoma”

Um vídeo bastou para que Carolina Viana e Joana Rodrigues entrassem directamente no nosso radar. Apadrinhadas pela Biruta, casa editorial que já nos deu Keso ou zé menos, o par oferece-nos agasalho auditivo com uma manta de camada dupla, sob a forma de “entreparedes” e “redoma”. Os dois temas de apresentação do projecto vão integrar parte, o disco de estreia cuja data de lançamento está marcada para 18 de Março.


[DJ Harrison] “Have You Ever Been (to Electric Ladyland)”

A presença de Richmond no mapa da música negra norte-americana é cada vez mais notória, e se gente como Fly Anakin ou Pink Siifu têm representado a capital do estado de Virgínia principalmente pela via do hip hop, há quem o faça manifestando os seus dotes através de qualquer linguagem musical válida. DJ Harrison leva já um currículo impressionante de aparições em discos e lançou o seu próprio Tales From The Old Dominion pela Stones Throw já na recta final de 2021, mesmo a tempo de se manifestar na lista dos 21 melhores álbuns internacionais de jazz do ano passado do Rimas e Batidas. É lá que reside este “Have You Ever Been (to Electric Ladyland)”, recriado por Devonne Harris para a rubrica da sua editora Dungeon Sessions durante a semana transacta.


[Jeshi] “3210”

Sabem aquele anúncio que evitam porque está sempre a ser insistido pelo YouTube? Passaram semanas e “Another Cigarette” surgia constantemente em posição cimeira da lista de sugestões da plataforma, até que um dia se experimentou quebrar o ciclo: o veneno era do bom; Jeshi mostrava-se um MC com a lição bem estudada mas já com a mente aberta para outro tipo noções estéticas. Com a vinda do seu novo “3210”, abriu-se também mais uma janela que nos permite espreitar para Universal Credit, o álbum de estreia que o britânico lança no final deste mês.


[Knucks] “Leon the Professional”

Por último, as insistências cá da casa.

Knucks é o assassino a contrato a quem recorremos regularmente quando o assunto é dizimar fórmulas. O rapper que trata o drill por tu e faz dele confessionário presta agora sua homenagem à longa-metragem de culto de Luc Besson, ao mesmo tempo que dá mais um passo rumo a Alpha Place — a data de edição próximo LP do artista Londrino será revelada nas próximas semanas e de lá já foram também desvendados os singles “Bando”, “Alpha House” e “Hide & Seek”.


[Central Cee] “Eurovision” feat. Rondodasosa, Baby Gang, A2Anti, Morad, Beny Jr, Ashe 22 & Freeze Corleone

Estaremos assim tão distantes de assistir um cypher de drill a invadir o palco da Eurovisão? Central Cee encurta o espaço entre a imaginação e a realidade ao convocar algumas das vozes que seguem na linha da frente da investida europeia que tem dado resposta ao género nascido em Chicago. “Eurovision” são quatro minutos de rasgos líricos em inglês, espanhol ou italiano que provocam a união entre povos numa fase em que, mais do que nunca, precisamos de ter a certeza que podemos contar uns com os outros.


[Stinkin Slumrok] “Rah Rah Rah” feat. Black Josh, King Grubb, Lee Scott & Bill Shakes

Tal como Central Cee, Stinkin Slumrok volta a esta rubrica pela segunda semana consecutiva e também com uma proposta de rap em formato de posse cut. Directamente de Stink-O-Vision, “Rah Rah Rah” traz para a equação as vozes de Black Josh, King Grubb, Bill Shakes e Lee Scott, este último um dos produtores executivos de do mais recente lançamento da turma da Blah Records.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos