pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/12/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/12/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Fly Anakin] “Ghost” feat. Nickelus F

Ainda não se conhece o título mas certamente que não será Rhymes and Vaccines. Os fantasmas de Fly Anakin e Nickelus F vieram assombrar-nos com este “Ghost”, um novo avanço relativamente ao próximo álbum do MC que, no último ano, esteve em grande destaque ao lado de Pink Siifu nos projectos FlySiifu e $mokebreak. Quem editou ambas foi a britânica Lex Records, que agora estende a sua ligação a Anakin na expectativa que este mantenha o mesmo nível de The 8’s (2014​-​2018) ou At the End of the Day. A julgar por “Ghost” e “Sean Price”, o grau de pureza do artista de Richmond parece manter-se intacto no LP que está a ser apontado para 2022.


[Tierra Whack] “Stand Up”

Mudou as regras do jogo quando, em 2018, lançou Whack World. Imediatamente apadrinhada pela Interscope Records, foram inúmeras as portas que Tierra Whack abriu nos tempos que se seguiram e no seu currículo constam agora colaborações com artistas de renome — como Flying Lotus, Alicia Keys e Lil Yachty — ou até mesmo com grandes marcas — LEGO, Vans, Pokemon…

Já só faltava mesmo um novo conjunto de faixas que sucedesse ao tão apreciado disco de apresentação e que nos oferecesse uma perspectiva diferente daquilo que Whack tem vindo a fazer em temas avulso, a táctica que adoptou para “atacar” o mercado nos últimos três anos e que gerou “Unemployed“, “Dora” ou, mais recentemente, “Walk The Beat“. A espera morreu na passada quinta-feira graças ao curta-duração Rap?, onde cabem três novas canções, entre elas este “Stand Up”, cujo introdução no videoclipe não deixa esquecer o quão felizes fomos em tempos ao som de “Hungy Hippo“.


[070 Shake] “Lose My Cool” feat. NLE Choppa

É uma das vozes que representam a nova revolução sónica que a G.O.O.D. Music quer protagonizar e está de volta com o primeiro inédito em nome próprio desde que, há quase dois anos, se apresentou ao mundo com Modus Vivendi. “Lose MY Cool” tem a participação de NLE Choppa e é o avanço inaugural de You Can’t Kill Me Because I Don’t Exist, um álbum que está a ser preparado juntamente com os produtores Mike Dean e Dave Hamelin.


[Styles P & Havoc] “Nightmares 2 Dreams”

Há fantasmas que vêm aos pares. Neste caso, a dupla de veteranos formada por Styles P e Havoc é capaz de fazer pesadelos virarem sonhos de rap de rua — ou faixas de rap de rua que são um sonho, se preferirem. “Nightmares 2 Dreams” é o primeiro vídeo a pertencer à saga de Wreckage Manner, o trabalho que na última sexta-feira juntou estes dois pesos-pesados do hip hop made in New York.


[Cordae] “Sinister” feat. Lil Wayne

Era apenas um miúdo perdido quando, em 2019, se mostrou pela primeira vez num LP de originais. Não foi preciso muito mais do que isso para percebermos que estávamos perante um artista que trata as palavras com outros modos e rapidamente se tornou consensual de que Cordae é um liricista de mão cheia, com alguns dos seus pares já melhor estabelecidos, como Nas ou Logic, a elogiarem-lhe os dotes para a escrita. No último avanço rumo a From A Bird’s Eye View, previsto para chegar ainda antes do ano terminar, quem estende a mão ao newcomer da Carolina do Norte é Lil Wayne, para uma dose de barras sinistras.


[Tory Lanez] “’87 Stingray”

De Michael Jackson a The Weeknd vai uma volta e pêras mas Tory Lanez parece estar a conseguir emular o melhor dos dois mundos em Alone at Prom, álbum que sai já na próxima sexta-feira e que tem sido apontado pelo próprio artista como uma homenagem à estética dos anos 80. Datas à parte, o cantor segue à boleia da nave que eleva o r&b a camadas mais cósmicas e oferece-nos este “’87 Stingray” como sequela para “Lady Of Namek“, o single que havia começado por mostrar em Novembro.


[FKA twigs] “Measure of a Man” feat. Central Cee

Vem aí The King’s Man mas, antes que nos tentem apelidar de Rimas e Filmes, importa realçar o que nos trouxe por cá: foi a terceira longa-metragem da saga britânica Kingsman que nos possibilitou estar a desfrutar de uma nova canção de FKA twigs neste momento. “Measure of a Man” conta com John Hill na produção e é adornado por um verso perverso de Central Cee, ele que tem estado em alta rotação no mercado da música digital graças à mixtape Wild West, editada no passado mês de Março.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos