pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 01/11/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 01/11/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[A$AP Ferg] “Green Juice” feat. Pharrell Williams (prod. The Neptunes)

Antes de mais, uma garantia: não esperem encontrar muito material visual deste calibre relativamente a 2021.

Talvez por estar perdido na matrix, o Halloween celebrou-se mais cedo para A$AP Ferg neste delicioso ciber-devaneio conduzido por Valentin Petit para o mais recente single do rapper de Nova Iorque. Se vem aí o sucessor de Floor Seats II? Isso nem interessa muito, já que há bastante por onde nos possamos perder nesta peça futurista que é uma ode ao clássico cinematográfico de 1999 — e que pelos vistos vai ressuscitar ainda antes do ano findar. Pharrell Williams é o convidado de luxo para a trilha sonora, ele que assume dois papeis num só, já que assegura também a produção ao lado do habitual companheiro Chad Hugo, enquanto The Neptunes.


[Aminé] “Charmander”

Para Aminé, um bom vídeo é quase como o pão nosso de cada dia e em “Charmander” o autor de Limbo não baixa a fasquia mesmo tendo seguido o caminho mais fácil ao escolher o starter de fogo. Opiniões à parte no que toca a um clássico dos videojogos, está encontrado o primeiro novo tema do artista de Portland no pós-Limbo (Deluxe), cuja edição aconteceu há praticamente um ano atrás. Olhos esbugalhados, cães gigantes, danças frenéticas e rap servido num beat à moda de gabber felizardo é um pouco daquilo que podem encontrar em “Charmander”.


[KRS-One] “KRAZY”

“KRAZY” é uma espécie de lição de bolso para os puristas e demais ofendidos pelo rumo que o hip hop está a tomar. O professor KRS-One mantém lá bem no alto o ADN da sua escrita e ginástica fonética mesmo quando a batida é mais “electrónica” — como se o hip hop nunca tivesse sido música electrónica… — e não vem munida de um qualquer tipo de break de bateria. Saber ou não abordar a evolução lógica do som é que já depende do grau de crazyness de cada um.

O novo tema do veterano é apenas um dos capítulos dentro de um manual didático de maior dimensão, já que há mais ensinamentos líricos de KRS-One que podem absorver na curta-metragem Save The Studio.


[Fly Anakin] “Sean Price”

Nunca são demais as vénias prestadas a Sean Price. O malogrado MC do colectivo Boot Camp Clik serviu de inspiração para um novo ensaio verbal por parte de Fly Anakin, cujo trajecto nos últimos anos tem sido de clara ascensão e parece estar ainda longe do seu pico. Depois de ter editado de forma independente o EP Pixote em Junho passado, o rapper de Richmond, Virginia, regressa ao catálogo da britânica Lex Records — por onde editou FlySiifu’s e $mokebreak, aclamado par de projectos criados em parceria com Pink Siifu — para nos apresentar o primeiro avanço do seu próximo longa-duração e que parte de uma produção de Evidence.


[Medhane] “PUZZLE PIECE / IAINTSCARED!”

Todos merecem uma segunda oportunidade. E que bem soa este Medhane “renascido”, ele que se viu forçado a ausentar-se por momentos quando, no Twitter, se levantaram as suspeitas em torno do comportamento abusivo que aparentemente adoptou perante o sexo oposto.

Depois de Own Pace, há um par de anos, tudo apontava que o newcomer de Brooklyn tinha um lugar ao sol à sua espera. A realidade alterou-se e agora é provável que tenha de demonstrar o dobro dos esforços para galgar o terreno que perdeu entretanto. Em “PUZZLE PIECE / IAINTSCARED!”, um duplo avanço do seu próximo Do The Math, Medhane surge mais cristalino do que nunca entre um instrumental despido de batida e outro que faz a ponte entre o jungle e o trap. Navy Blue, Wiki, Nicholas Craven, Animoss, Chuck Strangers ou E L U C I D são alguns dos nomes a surgir no promissor alinhamento do disco que tem data de edição apontada para 12 de Novembro.


[Ivy Sole] “One More Night” feat. Topaz Jones

Já cá anda há alguns anos e tem agora um novo álbum na calha. Ivy Sole lança CANDID a 2 de Fevereiro de 2022 e antecipou o projecto com “One More Night”, um tema que funde r&b e hip hop (graças à colaboração de Topaz Jones) e que nos perfura o coração graças aos versos de ambos os artistas e a uma saturadíssima linha de sintetizador que não passará certamente despercebida a nenhum dos ouvintes.


[Snoh Aalegra] “NEON PEACH” feat. Tyler, The Creator

Tyler, The Creator deu continuidade à narrativa tragico-amorosa que pautou o seu último CALL ME IF YOU GET LOST graças à dupla contribuição que assinou em TEMPORARY HIGHS IN THE VIOLET SKIES, o mais recente disco de Snoh Aalegra que sairia um par de semanas a seguir ao do seu companheiro. Agora a dupla contracena em vídeo na peça realizada por I.P.W. para “NEON PEACH”, uma breve lição de moda e estética que ilustra a segunda dose de fusão r&b/rap nesta ronda de selecções.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos