pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/03/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/03/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Resident Advisor] VOID – One Year Of Silence

“Clubes nocturnos, antes agitados com vida e dança, foram deixados vazios. As pessoas que os visitavam, muitos deles que dependiam destes espaços como se se tratassem de santuários, distantes do stress das rotinas diárias, de repente deixaram de ter para onde ir. Algumas destas casas não irão sequer reabrir.”

Este é o quadro do Reino Unido pintado pela Resident Advisor na descrição de uma nova peça audiovisual para o seu canal no YouTube, perfeitamente adaptável a quase todas as nações do globo, incluindo a nossa. VOID – One Year Of Silence são 14 minutos de luto por um circuito que corre o sério risco de uma quase extinção, dada toda a incerteza que paira quanto ao seu futuro.

Assinado por Tom Andrew e Benjamin Nash e com música de Daniel Avery, este trabalho multimédia serve de ponte entre a comunidade clubbing e a CALM (Campaign Against Living Miserably), uma organização britânica que oferece apoio a quem está a passar por dificuldades extremas e lida com pensamentos suicidas como forma de atenuar a dor.

Por cá, há uma série de contactos para os quais nos devemos direccionar em caso de estarmos a passar por uma situação semelhante, como é o caso da linha SOS Voz Amiga. Seja através da ajuda profissional ou do apoio de amigos e familiares, o que realmente importa é não estarmos sós durante este momento tão conturbado da nossa existência.

Se ajudar, apaguem as luzes, coloquem um par de auscultadores, deixem-se levar pelo embalo rave deste VOID – One Year Of Silence e sacudam essa pressão dos vossos ombros. De seguida há mais três propostas de música ao vivo para matar saudades e com as quais podem também aplicar esta técnica.


[KOKOROKO] Ao Vivo @ Rhythm Section

São um dos projectos mais dinâmicos e sonicamente abrangentes dentro do catálogo da Brownswood Recordings. Já passaram pelo nosso país e tinham até o regresso na calha para 2020, antes do COVID-19 nos ter trocado as voltas, para integrarem o cartaz do EDP Cool Jazz. Depois do evento ter sido adiado para este ano, as tréguas que a pandemia não nos deu voltaram a fazer a organização repensar nos espectáculos e, para já, 2022 parece ser a nossa melhor chance de os apanhar novamente em palcos nacionais.

Nada que a Internet não ajude a atenuar: a super-banda formada por Sheila Maurice-Grey, Cassie Kinoshi, Richie Seivwright, Onome Edgeworth, Tobi Adenaike, Yohan Kebede, Duane Atherley e Ayo Salawu esteve em destaque no canal da Boiler Room com um pequeno concerto para a série Rhythm Section, curada pela Beefeater. “Baba Ayoola” e “Carry Me Home”, os mais recentes lançamento dos KOKOROKO, foram duas das atracções presentes neste alinhamento.


[Kali] “Do A Bitch / Big Body” Ao Vivo @ Fine Tuned

Kali pode muito bem estar a caminho do estrelato. A MC de Atlanta ainda é um nome pouco conhecido mas já assinou um hit digno de presença numa das tabelas da Billboard. Falamos de “Do A Bitch”, que já soma mais de 10 milhões de reproduções espalhadas pelas várias plataformas de streaming e é a faixa que mais se destaca de This Why They Mad Now, o seu EP de apresentação. A convite da Audiomack, para a rubrica que despe alguns dos bangers do momento e os transforma em interpretações intimistas, a Fine Tuned, Kali tornou o seu vistoso single numa canção crua e assombrosa apenas na companhia de um piano.


[orion sun] hold space for me (live performance)

“Coffee For Dinner” foi um dos temas com uma carga emocional mais pesada com que nos deparámos em 2020. As guitarras em decadência, repletas de reverberação, aliadas à voz da cantora num tom de quase desespero, amarraram-nos para todo o sempre, fosse qual fosse o resultado do seu álbum de estreia, que viria a surgir algumas semanas depois, há precisamente um ano. Se ainda estão presos a Blonde ou Ctrl, Hold Space For Me é uma proposta mais que válida para ampliarem o vosso domínio de conhecimento nos campos da pop e do r&b mais alternativos e melancólicos e deixa bem patente que orion sun tem argumentos mais do que válidos para nos continuar a sussurrar ao ouvido. Uma breve réplica ao vivo desse trabalho surgiu durante a última semana no canal YouTube da artista, ela que contou com a ajuda dos Omar’s Hat num palco onde não há lugar para grandes euforias nem luzes em excesso. “Coffee For Dinner”, claro, não está em falta neste alinhamento.


[BROCKHAMPTON] “BUZZCUT” feat. Danny Brown

Uau. Acho que ninguém esperava por esta. Beat delirante de Jabari Manwa a puxar uma das melhores entregas de Kevin Abstract e a trazer de volta o Danny Brown de Atrocity Exhibition. Parece estar aí ao virar da esquina o sexto álbum dos BROCKHAMPTON e, a julgar pela primeira amostra (bem como pelos depoimentos de RZA e Rick Rubin sobre o projecto), este pode muito bem ser o trabalho mais arriscado de sempre por parte do grupo.


[Armand Hammer & The Alchemist] “Sir Benni Miles”

Quando se joga com menos condições e em estádios mais vazios, não há salário que se equipare ao reconhecimento por parte de outros colegas de profissão já melhor estabelecidos na indústria. The Alchemist, um dos produtores de hip hop no activo com mais colaborações de renome no currículo, deu a mão aos Armand Hammer ao assumir a produção integral do seu mais recente Haram. Ainda a tentar descortinar todos estes versos que vão surgindo entre a fumaça, “Sir Benni Miles” vale agora uma atenção redobrada ao sagrar-se o primeiro videoclipe desta nova era para a dupla de MCs nova-iorquinos.


[DC] “Bobby & Rowdy” feat. Knucks

Knucks já nos tinha impressionado com o seu drill jazzy e surge agora associado a uma nova fórmula aplicada ao género que está a infectar cada vez mais a camada mainstream. Podemos chamar-lhe dreamy drill?

“Bobby & Rowdy” é o delicioso primeiro single a ser extraído de In The Loop, o mais recente LP do rapper de Londres DC e que tem Knucks como único convidado. Realizado por Dir. LX, o tema representa na perfeição o conceito moderno de rap consciente que deu origem ao alinhamento do disco lançado na passada sexta-feira pela Universal.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos