7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Big Sean] “Bezerk” feat. A$AP Ferg (prod. Hit-Boy)

Big Sean está prestes a ter uma mão-cheia de álbuns. O rapper que carrega a bandeira de Detroit juntou-se a A$AP Ferg em “Bezerk”, faixa produzida por Hit-Boy e apresentada com um videoclipe realizado por Mike Carson. Este é o terceiro single do ano para Sean, que tem estado a antecipar Don Life, o seu quinto LP, que não deverá tardar a ser lançado numa nova parceria entre a G.O.O.D. Music e a Def Jam.


[ANKHLEJOHN] “The Informant”

Directamente de Washington DC, ANKHLEJOHN é um dos novos MCs de culto que surgiram da vaga ligada ao boom bap pós-Griselda Records. Depois das boas indicações deixadas em VAN GHOST, um álbum de 2018 inteiramente produzido por Big Ghost LTD, Vinyl Villain convidou o rapper a testar os seus versos crus em A Cold World, disco colaborativo editado em Abril deste ano. É de lá que salta “The Informant”, tema sombrio recriado em vídeo pela mão do realizador Cole Eckerle para o seu canal Bad Grey.


[Sudan Archives] “Confessions”

“Confessions” estreou em Agosto e foi apresentado como o primeiro single a ser retirado do álbum de estreia de Sudan Archives pela Stones Throw Records. Partilhado à data sem grandes pormenores desvendados, a chegada do videoclipe para a canção vem agregada de um excerto do inédito “Black Vivaldi Sonata” e anuncia Athena como o título escolhido para o longa-duração, que chegará às lojas no dia 1 de Novembro.


[bLAck pARty] “Dancing”

A dupla Wolf + Rothstein ficou conhecida por ter guiado Childish Gambino na sua trajectória que o levou ao sucesso planetário. O jovem cantor, MC e produtor bLAck pARty é outro dos seus pupilos, que aproveitou a parceria entre a agência de criativos e a RCA Records para se estrear por uma editora de maior peso no mercado com Endless Summer, lançado no final do mês de Agosto. “Dancing” é o quarto single a ser retirado do disco que sucedeu a Mango, o projecto que o apresentou ao mundo em 2016.


[Tierra Whack] “07/02/19 Freestyle”

Até as sobras de Tierra Whack valem ouro. A rapper de Filadélfia, que está contratualmente ligada à Interscope Records, partilhou dois versos inéditos em regime de egotrip no seu canal no YouTube, dos quais destacamos este “07/02/19 Freestyle”, que nos remete facilmente para a ideia de estarmos perante uma Missy Elliott em esteróides.


[Young M.A] “No Mercy (intro)”

Young M.A lançou o álbum de estreia na passada sexta-feira. Herstory In The Making compila 21 faixas, entre as quais moram os singles “BIG” ou “PettyWap”, alvos de forte rotação por parte dos ouvintes nas plataformas digitais. Produzido por Kofi Black, “No Mercy (intro)” é a música que dá o mote para o propósito do LP: “I want a GRAMMY,” rima na entrada do segundo verso.


[Casanova] “Live” feat. Giggs

Caswell Senior é Casanova, outro dos novos talentos do rap a emergir das ruas de Brooklyn. A sua carreira musical arrancou em 2016 e, dois anos depois, teve Commissary enquanto resultado, o seu primeiro trabalho editado pela Roc Nation. É pela label fundada por Jay-Z que Casanova vai voltar a lançar um novo disco: Behind These Scars chega no dia 11 de Outubro e tem sido antecipado por vários singles, com este “Live” a suceder a “Stay With It”, “Coming Home” (com Chris Brown) e “So Brooklyn” (com Fabolous).

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira