pub

Fotografia: Direitos Reservados

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Ka] Descendants of Cain

Começou por estar apenas disponível para compra na webpage de Ka mas não demorou até que aterrasse nas principais plataformas digitais, a 1 de Maio. Uma semana depois, o rapper de Brownsville deu a conhecer a série animada que acompanha a narrativa de Descendants of Cain, o seu último álbum a solo. Esta é a primeira vez que Ka inscreve o seu próprio alter-ego num lançamento desde Honor Killed the Samurai, de 2016, tendo pelo meio dado voz ao projecto Hermit and the Recluse (com Animoss na produção) e participado em temas de Navy Blue ou Roc Marciano.


[The Four Owls] “Air Strike” feat. R.A. The Rugged Man

Era uma das reuniões mais aguardadas deste ano: Fliptrix, Verb T, Leaf Dog e BVA voltaram a dar vida ao projecto The Four Owls e editaram um novo disco, cinco anos após Natural Order. DJ Premier, que já havia servido o quarteto no disco anterior, voltou a colaborar com os britânicos naquele que é o seu trabalho mais internacional até à data. Kool G Rap, Roc Marciano, Masta Killa ou R.A. The Rugged Man também disseram “presente” no mais recente Nocturnal Instinct, este último o convidado em “Air Strike”, retratado numa animação de pixel art por The Astroknight.


[Kayblack] “Ak Forty Seven”

Estreou-se no final de Março com “Bandido Mau” e rapidamente se posicionou entre as maiores promessas do rap canarinho. Irmão de MC Caverinha, Kayblack tem agora um novo tema, “Ak Forty Seven”, produzido por Sahara e com um videoclipe dirigido pela Beco Filmes. Bandidagem em balada trap com a promessa de vir a dar uma vida melhor à sua progenitora.


[$NOT] “PRESSURE”

Publicações como a Teen Vogue ou a Los Angeles Times descrevem-no como uma das estrelas mais cintilantes da sua geração: gere as suas redes sociais como poucos e Billie Eilish é adepta confessa da sua sonoridade. $NOT, rapper da Flórida de 22 anos, lançou em Março o álbum de estreia – TRAGEDY + pela 300 Entertainment, do qual faz pare este “PRESSURE”, o seu mais recente videoclipe, bem como “GOSHI”, a faixa que em 2018 não deixou dúvidas quanto ao potencial do jovem artista.


[JPEGMAFIA & Denzel Curry] “Bald!” (Remix)

Dois temas novos numa semana para Denzel Curry. Antes de lançar “IM JUST SAYIN THO”, em colaboração com Tommy Swisher, foi JPEGMAFIA quem lhe emprestou o seu “Bald!” para uma remistura, um dos cruzamentos mais urgentes entre artistas desta nova geração, que veio acompanhada por um vídeo realizado pelo próprio Peggy. O single integra o projecto How To Build A Relationship, que já leva nove episódios no YouTube.


[Sem Tirantes] “Esquina”

Começou por ser desvendado em 2018 mas só este ano a conversa subiu de tom em torno do projecto Sem Tirantes, composto por Nero (MC), Amon (MC e beatmaker) e DJ Sims (scratch), uma das próximas grandes apostas da RAIA para manter a chama do rap de rua acesa. “Esquina” sucede a “Sem Tirantes”, o primeiro single do trio, e antecipa um EP previsto para nos chagar às mãos ainda este ano.


[Black Josh] “Pretty Faces”

Não tem sido constante a performance de Black Josh, mas suficientemente eficaz para nos manter atentos a cada novo tema que lança na esperança de darmos de caras com um novo clássico de um dos tagarelas mais emblemáticos da Blah Records. E este “Pretty Faces” traz água no bico: está confirmado o sucessor de Yung Sweg Lawd, que se intitula Mannyfornia e vai ser editado no dia 10 de Junho.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos