pub

Fotografia: Direitos Reservados

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Rui Filipe] “A Portuguesa”

Em tempos difíceis como este que atravessamos, o que mais importa é mantermo-nos sãos e unidos sem que nunca nos esqueçamos quem somos e de onde viemos. “A Portuguesa”, título dado à canção que representa o hino nacional de Portugal, é um dos marcos da nossa identidade e ganhou, há uma semana, uma nova cor nas múltiplas camadas de voz captadas por Rui Filipe durante a sua quarentena. Indubitavelmente uma das versões mais bonitas e ousadas de que temos memória por parte do pianista que comanda as operações do trio Caixa de Pandora e que já colaborou com nomes como Mili Vizcaíno ou Salvador Sobral.


[K.A.A.N.] “Rosinha”

Parecendo que não, a longa discografia que K.A.A.N. nos tem oferecido nos últimos anos já vai somando alguns números interessantes. Ainda assim, a procura por uma identidade tem tardado na afirmação em pleno por parte do MC de Howard County, Maryland, que até à data tem vindo a somar colaborações com Dem Jointz ou Bleverly Hills. Em “Rosinha”, singleextraído do mais recente Lost In Translation, criado a meias com o alemão FloFilz e com várias contribuições do veterano Damu The Fudgemunk, K.A.A.N. está no pico da sua forma. “Flames below your steeple, it was peaceful ‘fore that heat hit / They packaging up the same old gimmicks, that’s just the remix/ Temptations of the flesh, that’s just a cheap trick.”


[CLBRKS] Freestyle @ Blah Stylin’

É uma das surpresas do ano para o hip hop underground britânico. CLBRKS foi acolhido por Lee Scott na Blah Records e estreou-se nos discos em Março com Microwave Cooking 2000, integralmente produzido por Morriarchi. No regresso da rubrica Blah Stylin, rapper e produtor voltam a unir esforços num tema inédito e repleto de barras que vão fazer as delícias dos mais lunáticos.


[L-ALI] “Ciclo”

O que fazem L-ALI, Here’s Johnny e Lunn na mesma faixa? Estragos, pois claro. “Ciclo”, que conta com uma animação 3D de Gabriel Rentes e um6ra, tem a última contratação da Superbad a dar a conhecer uma nova cara, num refrão melódico, meio que mumbling enquanto o veneno lhe vai escorrendo pelo queixo. E um novo ciclo exige, claro, um novo EP para que possamos perceber o momento que o rapper de Alfama vive no estúdio com os seus novos parceiros. Parece já não faltar muito.


[MIKE] “fortune teller”

Há quase um ano sem editar novos projectos, singles é algo que não vai faltando no portefólio em constante construção de MIKE. Depois de se estrear na série de singles da Adult Swim, com “NUMBERED DAYZ”, e de ter assistido nomes como Sporting Life ou Medhane nos seus respectivos projectos, o ponta-de-lança do colectivo [sLums] volta com uma nova faixa a solo, servida num videoclipe caseiro no qual podemos ver vários dos seus amigos, algumas caras também nossas conhecidas. “New slaps ??? soon ?,” lê-se no final da descrição da peça no YouTube, provavelmente a apontar para o aguardado sucessor de tears of joy.


[Denzel Himself] “live a lot”

Se nos apaixonámos recentemente por “This Is Not A Drill”, de ize, não podíamos ficar indiferentes a este “live a lot”, o novo single de Denzel Himself. O jovem rapper britânico, que começou a dar cartas em 2018, faz parte dos quadros da LuckyMe, label associada à Warp Records, e por lá editou gotha, o seu último EP. Nesta primeira investida de 2020, Denzel atira-se sem medos a um riddim assustador de jungle.


[KAM-BU] “Different” feat. Lord Apex

Também do Reino Unido, KAM-BU é mais um nome para manter perto. Ainda com poucas edições, o artista lançou o EP MOMENTS SEASON 1 há um par de meses e uniu-se agora a Lord Apex para o seu novo tema solto. “Different” é produzido por DJ Pullen, conta com um vídeo realizado por Milo Blake e estreou no YouTube pela mão da rádio NTS.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos