7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Brent Faiyaz] “Rehab (Winter In Paris)”

Foi a faixa do dia para a Pitchfork em Setembro passado, aquando do lançamento apenas em áudio. Nesta última semana, Brent Faiyaz regressou a “Rehab (Winter In Paris)” para nos mostrar o lado visual da balada que co-produziu juntamente com No I.D.. Freeze dá uma ajuda ao vilão do r&b de Baltimore, Maryland, na realização do videoclipe, que conta com a presença da cantora Kehlani e antecipa Fuck The World, o segundo álbum de Faiyaz, apontado para chegar no dia 7 de Fevereiro.


[JACKBOYS] “GANG GANG”

Reputado artista a solo, o passo seguinte na carreira de Travis Scott passa por elevar o colectivo que criou, os JACKBOYS, para o qual contribuem também as vozes de Don Toliver, Sheck Wes e Luxury Tax. Aliando a música a estratégias de marketing, a crew conseguiu os modelos Cybertruck e Cyberquad da Tesla, ainda fora do alcance do público, para o vídeo que retrata “GANG GANG”, cuja acção decorre num cemitério de carros vintage importados e personalizados. Este é o primeiro single de sempre do colectivo e entrou nas contas de JACKBOYS, a compilação de estreia da editora chefiada por La Flame, que saiu na passada sexta-feira e contou com contribuições de Rosalía, Quavo, Offset ou Young Thug.


[Rigz & Mooch] “Re-Up”

The Only Way Out é-nos apresentado enquanto uma longa-metragem no formato áudio, um “não-álbum” cuja produção ficou a cargo do prolífero Big Ghost Ltd e a interpretação de cariz auto-biográfico é da responsabilidade dos rappers Rigz e Mooch, que representam o colectivo Da Cloth, sediado em Rochester, Nova Iorque. Realizado por Phreshvision, “Re-Up” é o mais recente vídeo a surgir do trabalho deste trio, que foi editado no início deste mês.


[Vado] “Gotta Wait” feat. Benny The Butcher

O reconhecimento tarda em chegar-lhe e Vado é neste momento um dos MCs de Harlem mais underrated. Depois de se ter cruzado em estúdio com artistas como Kanye West, Lil Wayne, Meek Mill ou DJ Khaled durante o seu percurso, Vado convidou os veteranos AZ e Jim Jones, bem como os emergentes A$AP Ferg, Dave East e Benny The Butcher, para o seu Long Run Vol. 1, o terceiro projecto que nos entrega durante este ano. O rapper que faz parte do tridente da Griselda Records é quem surge em “Gotta Wait”, o quinto single a ser extraído do longa-duração.


[Drake] “War”

Um ano após a estreia de Drake na rubrica Behind Barz, que promoveu também a primeira ingressão de sempre do canadiano no drill, o autor de Scorpion regressou ao género desta vez com a ajuda de AXL Beats, produtor cujo nome está também cravado nos créditos de JACKBOYS. Em plena época de “guerra fria”, Drake utilizou a sua entrada na compilação EL-KUUMBA TAPE VOL. 1 para colocar alguns dos seus oponentes em sentido e sarar (uma vez mais) um desentendimento com The Weeknd.


[tobi lou] “Berlin”

Live On Ice, o álbum de estreia de tobi lou, aterrou nas plataformas de streaming durante o último Verão. Esculpido com a ajuda de colaboradores Cam O’bi, Noah Breakfast, Rockie Fresh, Ryan Destiny ou Facer, o longa-duração viu recentemente nascer o seu segundo videoclipe para o tema “Berlin”, poucos dias após o lançamento de “Uncle Iroh”, a primeira canção nova a surgir depois de Live On Ice ter chegado ao mercado.


[M Huncho] “Bando Ballads”

O enigmático M Huncho foi um dos grandes trunfos da It’s A Trap para a sua temporada de eventos deste ano. Get Out (2017), 48 Hours (2018) e Utopia (2019) foram os trabalhos que lançou até à data e, agora que se prepara para arrancar uma nova digressão europeia, o artista londrino tem Huncholini The 1st na manga, que foi antecipado com este “Bando Ballads” e verá a luz do dia a 24 de Janeiro.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira