7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Jacob Collier] “Time Alone With You” feat. Daniel Caesar

O ano era 2013 quando o nome de Jacob Collier começou a correr pelas bocas do mundo. O motivo? Um vídeo descarregado para o YouTube que mostrava o britânico a montar a sua própria versão de “Don’t You Worry ‘Bout a Thing”, um original de Stevie Wonder, com recurso a várias camadas de voz sobrepostas e inúmeros takes de instrumentos reais tocados pelo pelo próprio. Hoje um reputado geek musical, vencedor de dois GRAMMYs e actualmente nomeado para mais um par deles, Collier já trabalhou com alguns dos maiores génios à escala planetária, como os Snarky Puppy, Hans Zimmer, Coldplay, Quincy Jones, Pharrell Williams ou Steve Vai.

“Time Alone With You” foi a canção que escolheu para nos apresentar o terceiro capítulo da saga Djesse, o conjunto de trabalhos ao qual se tem dedicado desde que editou In My Room, o seu álbum de estreia. Daniel Caesar é o convidado que o multi-instrumentista convocou para o tema, com quem já tinha trabalhado em “Restore The Feeling”, uma das faixas que fez parte do alinhamento de CASE STUDY 01, o mais recente disco do cantor de Toronto. Djesse Vol.3 e tem a sua edição reservada para 2020.


[Uno] “Interior de Portugal”

Prestes a celebrar um ano desde que Diogo Colaço admitiu estar a percorrer O Caminho Mais Difícil, o rapper, músico e produtor lisboeta anunciou recentemente Meu Filho, o seu próximo trabalho que será editado no formato de álbum ou EP. Com assinatura de Uno na composição, interpretação e mistura, “Interior de Portugal” é a música que dá arranque à promoção desse próximo disco, que surge apontado para o ano que está prestes a chegar.


[Flying Lotus] “Black Balloons Reprise” feat. Denzel Curry

O currículo de Jack Begert é incrível e os trabalhos que tem realizado para artistas como Kendrick Lamar, Jay Rock, Aminé ou ScHoolboy Q têm-lhe valido elogios de todo o lado. Flying Lotus junta-se agora à sua lista de clientes e a parceria resultou no videoclipe para “Black Balloons Reprise”, o mais recente single a ser extraído do tão aguardado Flamagra, o sexto álbum do produtor californiano que viu a luz do dia pela mão da Warp Records durante o passado mês de Maio. O tema tem a participação de Denzel Curry, que o utilizou para completar a trilogia iniciada com “BLACK BALLOONS | 13LACK 13ALLOONZ” e “THE BLACKEST BALLOON | THE 13LACKEZT 13ALLOON”, faixas que integraram o seu penúltimo LP TA13OO.


[ORTEUM & Sensei D.] “Sniper” feat. DJ Ketzal

Pew pew! Fiéis ao seu discurso habitual, os ORTEUM voltam à carga e colocam a mira sobre aqueles que consideram serem os elos mais fracos do hip hop em Portugal. Desta vez servidos por Sensei D. no instrumental, “Sniper” marca a primeira parceria de sempre entre os MCs e o produtor, que admitiram ao ReB não se tratar de uma “colaboração isolada.” A conversa completa sairá por aqui durante o dia de amanhã.


[Jodi.10k & Camden Malik] 3PEAT

3PEAT é um curta-duração colaborativo entre Jodi.10k e Camden Malik, dois criativos de Nova Iorque que coabitam no colectivo sLUms. Produzidos pelo próprio Jodi.10k, que dias antes revelou o videoclipe para “Chuck”, e ainda marzboygenius, o conjunto de três temas foi apresentado durante o mês passado, tendo agora chegado ao YouTube com o respectivo acompanhamento visual, um vídeo caseiro filmado por CarlosThe5th.


[mavi] “moonfire film”

Todas as atenções viradas para mavi: com apenas 20 anos, o rapper de Charlotte, Carolina do Norte, foi um dos destaques no mais recente EP de Earl Sweatshirt e editou em Outubro o seu álbum de estreia let the sun talk, cujas tiragens físicas e respectivo merchandise esgotaram num piscar de olhos. O jovem artista é mais um fruto do movimento pro-black e tem estado na mira de publicações como a Pitchfork, a DJ Booth ou a Okayplayer, esta última que durante a semana passada nos ofereceu a estreia do videoclipe para “moonfire film”, uma peça realizada por Ajani Amiri da Sesh LLC.


[2nd Generation Wu] “7.O.D.”

Não. Não voltámos atrás no tempo, por isso não se deixem enganar pelos rostos de iNTeLL, PXWER, SUN GOD e Young Dirty Bastard. Os quatro artistas respondem por 2nd Generation Wu e são os filhos de U-God, Method Man, Ghostface Killah e Ol’ Dirty Bastard, respectivamente. “7.O.D.”, o single de apresentação do colectivo, vai buscar algumas das referências dos Wu-Tang Clan, como o icónico “C.R.E.A.M.”, e é uma produção de J. Glaze. O videoclipe foi mais uma das estreias da Okayplayer durante a semana transacta.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)