7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Regula] “Júlio César”

Nem foram precisas 24 horas para que “Júlio César” se posicionasse entre as faixas mais populares da semana que passou no YouTube em Portugal. O regresso de Regula — o último lançamento tinha sido “PAY DAY”, em 2017 –era um dos mais aguardados pela comunidade hip hop, que continuou desta forma a revelar novos singles de Ouro Sobre Azul, o título do disco que irá suceder a Casca Grossa, de 2015.


[Stormzy] “Own It” feat. Ed Sheeran & Burna Boy

Eminem, Lil Dicky e Macklemore são alguns dos artistas da esfera do hip hop com quem Ed Sheeran tem trabalhado. Com Stormzy, a ligação já resultou na remistura de “Shape Of You” e no original “Take Me Back To London”, que integrou o álbum No.6 Collaborations Project. Depois de dar a conhecer “Crown“, “Wiley Flow” e “Vossi Bop“, todos eles avanços de Heavy Is the Head, o segundo álbum do rapper, Stormzy voltou a colaborar com Sheeran naquele que é, até agora, o single mais dançável do sucessor de Gang Signs & Prayer. O nigeriano Burna Boy também participa na canção produzida por Fred Gibson, um colaborador frequente do criador de ÷.


[Godemis] “Eye Zkreem”

Fundada por Tech N9ne no ano de 2000, a Strange Music é uma editora independente focada em hip hop alternativo, pela qual já lançaram trabalhos artistas como Murs, Jay Rock, Brotha Lynch Hung ou o próprio Tech N9ne. Godemis, rapper de Kansas City, Missouri, já conhece os cantos à casa pelo trabalho que tem desenvolvido na dupla CES Cru mas só em Outubro passado se estreou em nome próprio pela Strange Music com o EP Deestro Mag: 1, do qual faz parte este “Eye Zkreem”.


[bbno$] “bad thoughts” (prod. Y2K)

bbno$ é um dos nomes mais sonantes do momento na comunidade SoundCloud. Alexander Gumuchian, rapper de Vancouver, Canadá, surgiu no panorama musical em 2016, tendo desde então editado um número impressionante de faixas soltas, às quais se juntam ainda os álbuns bb steps (2018), recess (2019) e o mais recente i don’t care at all, do qual salta este “bad thoughts”, o segundo videoclipe da saga. Quem o acompanha na produção do último disco é Y2K, o homem responsável pelo seu primeiro grande hit a uma escala planetária, “Lalala”, que foi até alvo de uma remistura que conta com as vozes de Enrique Iglesias e Carly Rae Jepsen.


[Jack Harlow] “River Road”

A nostalgia e a introspecção servem de mote para este “River Road”, o mais recente single de Jack Harlow, um jovem artista de Louisville, Kentucky. Depois de editar dois projectos pela Private Garden Records, o rapper juntou-se à Generation Now e à Atlantic Records pra lançar Loose, em 2018, sucedido em Setembro deste ano por Confetti. O álbum tem este “River Road” no seu alinhamento e conta com contribuições do habitual colaborador 2forwOyNE, bem como de gente como Da Honorable C.N.O.T.E. ou Bryson Tiller.


[Freddie Gibbs & Madlib] “Gat Damn”

Quarto videoclipe da saga Bandana, o disco que, este ano, voltou a unir os raps de Freddie Gibbs aos beats de Madlib, sucedendo ao aclamado Piñata, de 2014. Depois de trabalhar numa quinta de zebras (em “Crime Pays”), rimar em cima de uma mota de água (em “Giannis”) e ser tratado por Eric Andre num hospital (em “Half Manne Half Cocaine”), o rapper lidera agora uma banda digna de destaque no Soul Train e que conta com o MC G Perico no violino e o actor Slink Johnson no baixo.


[King Krule] “Hey World!”

Quatro novas canções de King Krule compiladas numa curta-metragem ao estilo DIY? Queremos! O cantor, guitarrista e produtor britânico aproveitou o anúncio das datas dos concertos que tem agendados para 2020 — entre Março e Abril, Archy Marshall vai passar por várias cidades europeias e norte-americanas — e celebrou o momento com Hey World!, um pequeno filme musical dirigido por Charlotte Patmore, um colaborador frequente que tem também estabelecido parcerias cm Charli XCX ou Kate Nash. Apenas disponíveis para escutar através deste vídeo, “Perfecto Miserable”, “Alone, Omen 3”, “(Don’t Let the Dragon) Draag On” e “Energy Fleets” são as novas músicas assinadas pelo criador de The OOZ e 6 Feet Beneath The Moon.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)