7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Stormzy] “Sounds Of The Skeng”

Já passaram dois anos desde que Stormzy nos ofereceu o primeiro álbum, alavancado pelo sucesso que os seus freestyles na rua conseguiram alcançar entre a comunidade do YouTube. De regresso à plataforma rainha dos vídeos, “Sounds Of The Skeng” é o terceiro single do rapper no presente ano e estima-se que a caminhada termine no seu segundo longa-duração, que é neste momento bastante aguardado pelos fãs. Sir Spyro, uma peça importante na concepção de Gang Signs & Prayer, volta a assumir a produção de uma faixa de Stormzy.


[Danny Brown] “Dirty Laundry”

Quem tem um novo disco confirmado é Danny Brown, que edita o sucessor de Atrocity Exhibition no dia 4 de Outubro. “Dirty Laundry” é o primeiro avanço de uknowhatimsayin¿, que terá o veterano Q-Tip enquanto produtor executivo e uma interessantíssima lista de convidados — podem contar com contribuições de Paul White, Flying Lotus, Standing on the Corner, JPEGMAFIA, Run the Jewels, Blood Orange na próxima inscrição do MC de Detroit no catálogo da prestigiada Warp Records.


[RZA] Entrevista @ Vanity Fair

O lendário RZA abriu o jogo à Vanity Fair e destacou 10 dos filmes de Kung Fu nos quais se inspirou — ou samplou — para dar vida à obra dos Wu-Tang Clan. Dicas de um dos mais respeitados artesãos do hip hop que podem vir a iluminar qualquer produtor/criativo que esteja ainda à procura de trilhar o seu próprio trajecto, já que por vezes a inspiração pode surgir de onde menos se espera. Antes de RZA, quem imaginaria que a música contida no cinema de acção asiático poderia servir de base para algumas das melhores batidas e letras de rap de todos os tempos?


[Meyhem Lauren & DJ Muggs] “GT3”

Meyhem Lauren tem sido a colaboração mais recorrente de DJ Muggs nos últimos anos. Juntos editaram dois álbuns e, no final da semana passada, cimentaram a relação criativa com um novo EP. “GT3” é um dos temas contidos em Members Only e nasce de uma parceria com o Classic Car Club de Manhattan, que cedeu à dupla um exemplar do clássico modelo desportivo da Porsche.


[Kojey Radical] “20/20”

Não se esqueçam: é já nesta sexta-feira que sai Cashmere Tears, o novo EP de Kojey Radical. O rapper britânico assinalou uma dupla passagem pelo nosso país durante este Verão e até esteve à conversa com a nossa redacção, antecipando que o seu próximo projecto seria a “melhor coisa que vamos ouvir na vida”. “20/20” sucede a “Can’t Go Back” na lista de singles e volta a cruzar as rimas de Kojey com a produção de Swindle.


[DUCKWRTH] “Crush”

DUCKWRTH veste a pele de Pharrell Williams — numa das suas “fases”, algures entre N.E.R.D. e The Neptunes — no seu mais recente videoclipe, que mereceu uma estreia na Billboard. Este é o primeiro single a ser retirado do álbum de estreia do artista californiano, ainda sem data de lançamento definida, que sucederá ao EP The Falling Man, editado este ano.


[scarlxrd] “BACKWARDS.”

Mais um disco em lista de espera: IMMXRTALISATIXN será o 8º longa-duração na carreira do jovem scarlxrd, o rapper de Wolverhampton, Inglaterra, que tem colocado o trap hardcore em alta rotação no mercado europeu. O sucessor de INFINITY, disco editado ainda este ano, é esperado para aterrar nas plataformas digitais no dia 4 de Outubro e tem este “BACKWARDS.” como aperitivo.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira