7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Tierra Whack] “Unemployed”

Tierra Whack é uma das artistas femininas mais entusiasmantes dos últimos tempos a surgir nos radares do hip hop. Como se a música não bastasse, a componente visual do seu trabalho tem também feito correr muita tinta nas publicações da especialidade. Depois de “Mumbo Jumbo” e do video-disco Whack World, a rapper de Filadélfia adicionou um novo capítulo à sua colecção de audiovisuais, desta vez com a ajuda da realizadora Cat Solen. “Unemployed” mostra-nos Tierra na cozinha a desfazer batatas para confeccionar vários tipos de pratos sem demonstrar qualquer tipo de piedade para com os tubérculos animados — um trabalho “sujo” mas necessário para conseguir romper na hierarquia do rap norte-americano.


[Kevin Abstract] “Big Wheels”

A carreira a solo de Kevin Abstract começou relativamente antes dos primeiros passos que os BROCKHAMPTON deram. Longe do mediatismo e do sucesso planetário que tem colhido na “boyband” que lidera, o multifacetado artista já levava consigo uma razoável quantia de ouvintes, que em 2016 rejubilaram com a edição de American Boyfriend: A Suburban Love Story. Na passada sexta-feira, Kevin editou um pequeníssimo EP, que apesar de ficar uns furos abaixo do que seria expectável nos dá alguns vislumbres acerca de que caminhos é que a sua música pode vir a seguir, seja a solo ou na companhia dos BROCKHAMPTON. Realizado por si, o viedoclipe de “Big Wheels” serviu para antecipar ARIZONA baby.


[ScHoolboy Q] “CHopstix” feat. Travis Scott

“O novo álbum chega muito em breve.” Foi com esta deixa que ScHoolboy Q abandonou o palco do The Tonight Show Starring Jimmy Fallon no final do mês passado. O rapper da Top Dawg Entertainment escolheu “Numb Numb Juice” como primeiro avanço do seu próximo LP, tema que cantou ao vivo no programa televisivo, num medley que incluiu também o mais recente “CHopstix”, apenas editado na semana transacta. A faixa é produzida por DJ Dahi e tem a participação de Travis Scott no refrão.


[Datkid & Leaf Dog] “Eyes” feat. Conway The Machine

Agendado para o dia 17 de Maio, o próximo LP de Datkid será garantidamente um marco importante para o hip hop underground cantado em inglês. O rapper britânico tem o auxílio de Leaf Dog, dos Four Owls, na produção do disco, cujo alinhamento nos apresenta três nomes de convidados que rapidamente saltam à vista. Falamos do lendário Roc Marciano e das novas vozes das ruas de Nova Iorque, os irmãos Westside Gunn e Conway The Machine, este último o MC que participa em “Eyes”, o segundo single extraído de Confessions Of A Crud Lord.


[Kenny Beats] The Cave, Episódio 4 c/ Freddie Gibbs

O estúdio de Kenny Beats está a tornar-se num local de paragem obrigatória para algumas das vozes mais populares do hip hop da nova geração. The Cave é uma série de curtos episódios que mostra alguns minutos de interacção entre o produtor e o seu convidado na fase de construção de uma batida, utilizada como base, no final do programa, para um freestyle.

Apesar de Freddie Gibbs se estar a preparar para partir para a estrada com Madlib — não deverá faltar muito para que Bandana aterre nas plataformas digitais —, o rapper de Gary, Indiana, não rejeitou o convite para participar no programa de Kenny Beats, um dos novos super-produtores de hip hop a quem o próprio Gibbs deu a mão ao usar alguns dos seus instrumentais no mais recente LP Freddie.


[Gesaffelstein] “Blast Off” feat. Pharrell Williams

Com direito a estreia no festival Coachella, o videoclipe de “Blast Off” aterrou ontem no YouTube. O mais recente single de Gesaffelstein conta com a participação de Pharrell Williams, integra o alinhamento do seu mais recente Hyperion e promete ser uma das faixas em maior rotação durante o Verão que se segue. Warren Fu é o realizador do vídeo futurista que acompanha a canção, ele que tem trabalhado de perto com músicos como Mark Ronson, Depeche Mode, The Weeknd ou Daft Punk.


[Big K.R.I.T.] “Energy”

“Energy” recupera uma introdução de Jill Scott enquanto sample basilar para o instrumental. O tema fez parte do alinhamento de TDT, uma breve compilação que Big K.R.I.T. editou no arranque de 2019, composta por oito faixas já existentes, lançadas no final do ano passado em três doses distintas.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)