NOS Primavera Sound 2018: qual é o dia do hip hop?

[TEXTO] Alexandra Oliveira Matos [FOTO] Direitos Reservados

Já estão mais calmos ou não passaram horas suficientes desde que o cartaz do NOS Primavera Sound foi anunciado? Tyler, The Creator, Vince Staples e A$AP Rocky: é mesmo o triângulo das bermudas para perdermos a cabeça na corrida aos bilhetes. Já para não falar de Thundercat, Arca, Four Tet (em formato live), Floating Points, Fever Ray, Jamie xx, Kelela, Ibeyi, Abra, os portugueses Fogo Fogo e Moullinex e tantos outros.

Ora olhemos bem para a fisionomia de todo o cartaz da sétima edição do festival na invicta. Mesmo sem existir ainda a divulgação da distribuição pelos dias 7, 8 e 9 de Junho, sabemos que um dos cabeças de cartaz é A$AP Rocky que já tem agendado um concerto em Manchester, Reino Unido, para dia 9 de Junho. O lado do rock contemporâneo é representado por Nick Cave and The Bad Seeds e, se dúvidas houvesse de que A$AP não toca sábado no Porto, a BLITZ e o site do artista confirmam que no dia 9 de Junho é dele o palco principal. A encabeçar o cartaz no lado pop está o poder feminino de Lorde, o Facebook da artista assegura que o concerto no Primavera português é no dia 7 de Junho, quinta-feira. Por exclusão de partes, o hip hop sobe a palco no dia 8 de Junho para uma sexta-feira farta! Será?

Talvez não. Tyler, The Creator não se encontra com A$AP em Portugal. O artista californiano actua no Best Kept Secret Festival, na Holanda, no segundo dia do festival portuense. Já Vince Staples actua nesse mesmo festival holandês, mas no dia 9 de Junho. Podemos acreditar que Vince se junta ao dia mais hip hop e apenas Tyler, The Creator fica de fora? Thundercat continua a ser uma hipótese para o alinhamento de dia 8 de Junho, mas apenas sabemos, pelo site SongKick, que dia 7 está já ocupado pelos Estados Unidos da América. As irmãs Ibeyi confirmam na sua agenda que dia 8 de junho estão no NOS Primavera Sound com tudo o que Ash tem dentro. Moullinex não deixou ainda pistas do dia em que levará Hypersex até ao norte, apesar de ter partilhado o cartaz nas redes sociais. Kelela continua a dar-nos hipótese de cantar “Frontline” no segundo dia de festival, a artista está no Reino Unido no dia 9 onde se encontra também Jamie XX, no mesmo dia, sem nos dar assim mais pistas que permitam desvendar em que data encaixá-lo.

Sem forma de desvendar muito mais, resta-nos olhar para os 66 nomes da lista empolgante da sétima edição de NOS Primavera Sound e acrescentar que os bilhetes e passes gerais para entrar no Parque da Cidade estão à venda nos locais habituais, no portal do NOS Primavera Sound e também em Ticketea e bol.pt. O passe geral custa 105 euros, mas é possível também adquirir o travel package da Festicket que inclui, para além do passe geral, o alojamento durante os dias do festival. Há também a solução do pack Via Verde que “oferece desconto em portagem, vale em combustível e estacionamento gratuito junto ao recinto”, podemos ler no comunicado da promotora do evento. Nas lojas FNAC de Portugal e em fnac.pt é possível comprar o bilhete para apenas um dos três dias por 55 euros. “O voucher diário deverá ser trocado obrigatoriamente por uma entrada válida nas lojas FNAC ou no site oficial do NOS Primavera Sound até um mês após ser conhecida a programação por dias”, sublinha a organização.

O cartaz é este:

Nick Cave and The Bad Seeds
Lorde
A$AP Rocky
Tyler, The Creator
Vince Staples
War on Drugs
Father John Misty
Mogwai
Grizzly Bear
Ezra Furman
Wolf Parade
Talaboman
Jamie xx
Four Tet
Floating Points
Breeders
Nils Frahm
Unknown Mortal Orchestra
Abra
Kelsey Lu
Vagagon
Mavi Phoenix
Superorganism
Jay Som
Arca
Fever Ray
Kelela
Ibeyi
Thundercat
Rhye
Alex Lahey
Belako
Waxahatchee
Joe Goddard
Shellac
Motor City Drum Ensemble
Gerd Janson
Levon Vincent
Zeal & Ardor
Flat Worms
Marcel Dettman
Helena Hauff
Starcrawler
Rolling Blackouts Coastal Fever
Amen Dunes
Mall Grab
Public Service Broadcasting
Oso Leone
Mavi Phoenix
Avalon Emerson
Shanti Celeste
Denis Sulta
Yellow Days
Idles
Metá Metá
Fogo Fogo
Solar Corona
Black Bombaim
OR:LA
Luís Severo
Mattiel
Moullinex
DJ Lycox
Tiago
Caroline Lethô
Foreign Poetry

 


Alexandra Oliveira Matos

Alexandra Oliveira Matos

Questionar é o verbo pelo qual orienta o olhar. Licenciada em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, mestre em continuar a aprender.
Alexandra Oliveira Matos

Latest posts by Alexandra Oliveira Matos (see all)