DJ BIG sobre o single com os Mundo Complexo: “Esta colaboração significa muito para mim”

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

DJ BIG estreou o seu canal no YouTube com “Nunca Parámos”. O tema conta com a participação dos Mundo Complexo, um grupo que o DJ e produtor acompanha de perto desde novo. O single tem um vídeo realizado por Pedro Esperança.

 



BIG e os Mundo Complexo estão ligados desde os primeiros passos da crew da Linha de Cascais. DJ Kwan, o seu irmão mais velho que celebra, em 2018, duas décadas a riscar pratos, entrou para o grupo em 1999 e as caras de Ridículo, Tony Moca e Tranquilo passaram a ser familiares para o pequeno BIG. Também o seu rosto fez parte do começo de carreira dos Mundo Complexo, que viram nele a inspiração para uma capa — Acredites ou Não, o álbum de estreia do quarteto, tem a cara de um miúdo que hoje é um senhor das pistas de dança.

“Além do meu irmão ser DJ deles, o meu primeiro contacto com o hip hop foi a ver os Mundo Complexo ensaiar no quarto do Kwan, isto há 16 anos”, relembrou BIG ao Rimas e Batidas, destacando a importância que tem voltar a reunir todos estes rostos num videoclipe. “Para mim, esta colaboração significa muito, mesmo.”

Do segredo absoluto até à estreia no YouTube, o DJ e produtor conta-nos como aconteceu a concepção de “Nunca Parámos”: “Inicialmente, a ideia era eu fazer uma surpresa ao meu irmão, mas depois foi impossível esconder, até porque o som tem scratch e só fazia sentido se fosse o Kwan a fazê-lo. Quanto ao processo, produzi o instrumental e a primeira coisa que me veio à cabeça foi ter na faixa quem me pôs na cultura. Criei um grupo no Facebook com os Mundo Complexo e a coisa foi fluindo. Aliás, passadas duas horas, o Ridículo já me estava a enviar uma demo da parte dele, foi tudo mega fluído e em família.”

Apesar de menos activos, os Mundo Complexo vociferam “Nunca Parámos” no tema de DJ BIG, que espera que a mensagem sirva de inspiração para a crew. “Para já, a minha colaboração com eles vai ficar por aqui. No futuro, quero trabalhar mais vezes com eles, mas espero que usem o mote ‘Nunca Parámos’ para nos brindarem com mais temas.”

Sobre o arranque do seu próprio canal no YouTube, o DJ e produtor explica-nos quais são os seus planos para a plataforma que domina o segmento vídeo: “Na minha cabeça, quero lançar conteúdos todos os meses, mas sei que isso é difícil. Passo mais de metade do meu tempo na estrada e então não vai ser fácil. Mas prometo tentar”. O single será o formato dominante nesta nova aventura de BIG, ele que, para já, afasta a hipótese de pensar num registo mais longo. “Um projecto? Ainda não pensei nisso. Primeiro vão sair singles para encontrar a minha sonoridade e também para me ir sentido mais a vontade no mundo da produção.”

 


Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira