7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[Drake] “Behind Barz Freestyle”

Drake puxou dos galões na parceria com os britânicos da Link Up TV, para quem concebeu um dos seus raros freestyles. Se a picada de Scorpion não foi das mais agressivas que sentimos este ano, os versos que o canadiano reservou para a rubrica Behind Barz são-nos servidos com aquela dose habitual de agressividade que Drake adopta quando se vê na obrigação de disparar em resposta a algo que o ameaça. Apesar do beef com Pusha T ter sido dado como terminado, a verdade é que Drake continua a enviar algumas indirectas a quem compete consigo no game.

 


[Ocean Wisdom] “Ting Dun” feat. Method Man (Prod. Basquiat)

Serviços mínimos de Method Man na sua primeira colaboração com o prodígio britânico, servindo “Ting Dun” mais como uma exemplo para os veteranos dos EUA, que pouco se associam ao hip hop feito em Terras de Sua Majestade. Ocean Wisdom mantém-se igual a si próprio ao lado do lendário MC dos Wu-Tang Clan, certamente deixando o colega com a melhor das impressões. Boom bap puro e duro com contornos clássicos desenhados pelas mãos de Basquiat.

 


[Kareem Kalokoh] “Rambo”

Kareem Kalokoh é uma das principais vozes do colectivo ATH Kids, um conjunto de jovens que está finalmente a colocar a Grécia e a sua capital, Atenas, no mapa do hip hop europeu. “Rambo” é o primeiro single pós-CONGO, o disco de estreia de Kareem Kalokoh, e conta com produção de Dazedboi, também dos ATH Kids. O videoclipe é realizado por Leonn Ward da Black Dog Films, que tem trabalhado de perto com algumas marcas de vestuário e já assinou peças para Rejjie Snow e Rae Sremmurd.

 


[Left Brain] “BEATIN DOWN THE BLOCK” feat. Ldog (Prod. Takeflight)

Pode até passar despercebido mas Left Brain tem sido uma figura nuclear na concepção artística dentro do colectivo Odd Future. Apesar de cada vez mais fragmentado, as plataformas digitais do grupo continuam a dar-nos motivos para acompanhar os artistas que por lá ainda militam, mentes que insistem em pensar diferente face aos padrões cada vez mais notórios presentes nos temas da “moda”. “BEATIN DOWN THE BLOCK” é o segundo avanço do próximo álbum de Left Brain, que nos chega aos ouvidos já na próxima quinta-feira.

 


[Nate Husser] “How To Get Away With”

Os The Posterz colocaram em pausa o seu projecto a três após a edição do EP Bored In Canada, de 2016. O rapper Nate Husser aproveitou a paragem para se lançar a solo e foi através do SoundCloud que as novidades nos têm chegado de forma regular. Depois do EP Geto Rock For The Youth, Nate lançou recentemente a mixtape Detonation, seguida de minus 23, um curta-duração do qual faz parte este “How To Get Away With” — single vistoso que confirma o excelente momento de forma que a cultura musical urbana atravessa no Canadá.

 


[Mach-Hommy] “Regina”

O que têm Earl Sweatshirt, The Alchemist, Knxwledge ou Evidence em comum? Todos eles cederam batidas a Mach-Hommy em alguns dos seus inúmeros projectos, comercializados digitalmente por preços absurdos e recentemente extinguidos das plataformas oficiais do rapper que em 2017 se estreou com HBO.

Bulletproof Luh dificilmente conhecerá o mesmo triste destino que os seus antecessores, até porque se trata da primeira edição não (totalmente) independente de Mach-Hommy. O rapper compilou oito temas para se estrear na britânica Bad Taste Records, de Trellion, e tem agora a sua arte cravada no vinil. “Regina” é o primeiro videoclipe para um tema de Bulletproof Luh e o segundo na carreira de Mach-Hommy, ele que recentemente se juntou a Tha God Fahim em “d’Shady & d’Lamp”.

 


[Rome Streetz] “Kobra Klutch” feat. Mooch & Rigz (Prod. Farma Beats)

Nova Iorque continua no mapa do hip hop que é feito das ruas e para as ruas. Rome Streetz é um dos MCs da nova geração que pegou na herança transportada por Westside Gunn e a sua Griselda Records. É, aliás, através de SUN TZU, canal associado à crew de Buffalo, que nos chega este “Kobra Klutch”. O tema antecipa Street Farmacy, projecto de Rome Streetz em parceria com Farma Beats, que vai ser editado na próxima segunda-feira.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira