pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/04/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/04/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Judeline] “mangata”

O final da semana passada serviu para cumprirmos o sonho de ver Judeline a actuar ao vivo pela primeira vez. A artista espanhola estreou-se no nosso país com uma performance irrepreensível em cima do palco do Musicbox e, esta manhã, demos conta disso mesmo por cá através da reportagem ao concerto. Mas mesmo riscando este feito da bucket list, a expectativa mantém-se bem lá no alto, não fosse a cantora ter anunciado, um par de dias antes de tocar em Lisboa, que está neste momento a preparar o tão aguardado álbum de estreia. “mangata” é o primeiro avanço desse disco cujo título e data de lançamento estão ainda no segredo dos deuses e abraça a cadência da house music numa toada espiritual e ritualistica que evoca um imaginário de bruxedos e exorcismos, complementado na perfeição com a peça cinematográfica assinada pela dupla NONO + RODRIGO.


[Future & Metro Boomin] “We Still Don’t Trust You” feat. The Weeknd

Drake parece estar sozinho contra o mundo, já que não param de chover rimas contra a sua pessoa vindas de várias direcções. Os principais culpados são Future e Metro Boomin, eles que, a julgar pelos títulos dos dois discos que lançaram quase back to backWE DON’T TRUST YOU e WE STILL DON’T TRUST YOU —, parecem não confiar nada no astro canadiano, ao ponto de até recrutarem alguns reforços para os ajudarem na missão de denegrir a imagem do colega. “We Still Don’t Trust You” é a faixa que serve de arranque a um alinhamento recheado de tiradas subliminares e coloca The Weeknd também metido ao barulho. Entretanto, Drake parece ter já entrado em modo Kill Bill e não poupou nenhum daqueles que se têm dirigido à sua pessoa em tons pouco apropriados, conforme se pode escutar no leak de “Push Ups (Drop & Give Me 50)”. 2024 promete ser já um dos anos mais competitivos de sempre para o hip hop.


[Talib Kweli & Madlib] “The Right To Love Us” feat. Mac Miller

Quando Madlib disse ter ficado com versos inéditos de Mac Miller nos seus arquivos, não estava a mentir. O lendário produtor californiano voltou a unir esforços com Talib Kweli e, há um ano, o par deu-nos o sucessor para Liberation, LP onde tinham contracenado num já longínquo ano de 2007. Se Liberation 2 tinha, desde logo, contornos de clássico pela junção de duas figuras tão ilustres dentro do universo do hip hop, tornou-se mais emblemático ainda por nos oferecer algumas rimas póstumas do malogrado e saudoso MC de Pittsburgh, Pensilvânia, neste “The Right To Love Us”.


[MIKE] “Two Door”

Dez anos após a sua estreia na música, MIKE chegou ao seu mais ambicioso pedaço audiovisual na semana transacta. Musicalmente, “Two Door” oferece uma boa réplica daquilo a que o lo-fi do rapper e produtor consegue soar num registo de trap; já ao nível da imagética, JayJay Thakar, da Moshpxt, assegura a concepção de um vídeo bem vanguardista que cruza a vida real com o campo da experimentação visual no digital. O universo é, claro, o das mesas de Pinball, a fazer justiça ao disco que em Março juntou a voz de MIKE às batidas de Tony Seltzer.


[Tinashe] “Nasty”

Tinashe não deixa que o R&B caia em desuso no campo do mainstream e volta à carga em modo “Nasty” com uma sedutora canção já a apontar para o calor do Verão. O single serviu para antecipar o seu próximo trabalho, BB/ANG3L PT.2 — QUANTUM BABY, bem como a actuação que protagonizou no último fim-de-semana no palco do Coachella.


[Cavalier] “Come Proper”

Vem aí Different Type Time. O álbum que se segue nas contas de Cavalier chega já esta sexta-feira através da Backwoodz Studioz e tem este “Come Proper” como mais recente avanço, apresentado em conjunto com um videoclipe para o qual participa o dançarino de Nova Iorque Albert “The Ghost” Esquilin. A lírica apurada do MC afiliado à editora de billy woods será a principal protagonista do sucessor de Private Stock, mas há outros pontos de interesse que merecem ser enfatizados, como as produções assinadas por Quelle Chris, Messiah Muzik, Wino Willy, Ohbliv ou Ahwlee que vão ajudar a tingir as 21 faixas compiladas para o projecto.


[IAMDDB] “KOUNTiNG CHiCKENS”

Há poucas coisas mais gratificantes do que ver os “nossos” a brilhar lá fora. IAMDDB é uma rapper e cantora luso-angolana sediada no Reino Unido que tem dado cartas no hip hop e R&B interpretados em inglês e editou recentemente o álbum LOVE is WAR, Volume 6, que merecerá uma apresentação ao vivo por estas bandas no dia 23 de Outubro, no B.Leza. “KOUNTiNG CHiCKENS” é um belo pedaço de rage, das faixas mais abrasivas desse LP, e uma daquelas que não poderão faltar no alinhamento que trará Diana de Brito de volta a Lisboa se o objectivo for incitar ao moshpit. Na semana passada, IAMDDB esteve em destaque no Rimas e Batidas através de uma entrevista concedida a Ricardo Farinha, onde falou sobre o actual momento da sua arte e revelou ainda a vontade de cantar em português e de se entrosar com os seus pares da esfera lusófona.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos