pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/04/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/04/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Gangrene] “Magic Dust” feat. Evidence

7 Dias, 7 Vídeos (Edição Encontros de Lendas). Podia muito bem ser este o título da mais recente tirada desta rubrica semanal — mantenham-se a ler até ao fim e vão perceber o porquê. E se Gangrene simboliza desde logo uma colisão artística entre dois dos mais prolíficos MCs/produtores do hip hop alternativo, The Alchemist e Oh No, este “Magic Dust” tem um peso ainda maior dada a contribuição de Evidence para a mais recente faixa a ascender a estatuto de single dentro do alinhamento de Heads I Win, Tails You Lose, que na passada sexta-feira marcou o regresso da carismática dupla californiana.


[Cousin Stizz] “On The Muscle”

A história de Cousin Stizz não é das mais bonitas, mas não é por isso que deixa de conseguir estar na origem para uma boa malha de rap. “On The Muscle” é um tema confessional onde o rapper de Boston sara as suas feridas sobre um instrumental que assenta numa dança entre guitarra suave e um baixo pujante, podendo muito bem servir de sinal de alerta para a possibilidade de termos um novo álbum do artista a caminho, já que é o seu sétimo lançamento desde que o escutámos em Just For You (2022).


[Headie One] “Cry No More” feat. Stormzy

Há nomes que não precisam de décadas de carreira para engrandecer os seus estatutos. Headie One e Stormzy são dois exemplos disso, produtos de uma nova geração de MCs ingleses que, nos últimos anos, se têm tornado verdadeiras referências do hip hop à escala global. O primeiro convidou o segundo para uma troca de rimas em “Cry No More”, música que tem produção de Tay Keith, Pooh Beatz e Tommy Parker e antecipa a edição de The Last One, o LP que Headie One via lançar pela Sony Music Entertainment UK no dia 14 de Junho.


[Fliptrix] ”Funky Microphone” (prod. Leaf Dog)

O novo single de Fliptrix trouxe-nos uma certeza: o rapper de Londres está a desfrutar da sua vida em Portugal, ao ponto de gravar por cá o seu mais recente videoclipe e de dar a entender a um fã, na caixa de comentários, de que se prepara para anunciar algumas datas ao vivo no nosso país. Mas ”Funky Microphone”, produzido pelo parceiro de longa data Leaf Dog, lança também uma dúvida para o ar: estará o sucessor de Mantra No. 9 (2023) a ser preparado neste momento? Fliptrix não confirma nem desmente, deixando apenas como pista o emoji 👀.


[Cavalier] “Manigaults”

2024 está a ser um ano importante para Cavalier, MC de Nova Orleães, mas actual residente de Brooklyn, que tem vindo a escalar degraus na consideração dos seus pares num passado recente. Na sexta-feira que passou, viu a sua música a integrar pela primeira vez um catálogo de culto do hip hop norte-americano, já que foi a Backwoodz Studioz, do incontornável billy woods, quem selou o seu novo Different Type Time. É dentro desse registo que podemos encontrar este Manigaults”, um tema de grande densidade poética onde Cavalier exibe uma técnica bem acima da média.


[NOG] “Origens: Liberdade Fler”

NOG conheceu o sabor do sucesso através da sua contribuição para o grupo Costa Gold, mas sua língua soa mais afiada do que nunca desde que passou a apostar com maior afinco numa trajectória a solo. Ainda à procura do momento ideal para se estrear num disco em nome próprio, Caio Nogueira tem apostado nos singles, e o seu mais recente capítulo nesse formato é este “Origens: Liberdade Fler”, uma faixa de grande magnitude, já que junta artistas de diferentes gerações num regime de “estilo livre”, como manda a tradição dos cyphers de hip hop, numa homenagem a Mano Fler, que também conseguiu entrar na “roda” durante uma saída temporária da cadeia.


[Tha Dogg Pound & Snoop Dogg] “Smoke Up”

Emblemáticos afiliados de Snoop Dogg, os Tha Dogg Pound voltaram a unir esforços numa track com um dos homens que os apadrinhou na Death Row Records ainda na década de ’90. O trio mostra-se em grande forma neste “Smoke Up”, tema que traz o g-funk de novo para o centro do debate e que saiu um par de dias após uma outra colisão de titâs: “Can U Dig That?” tem Snoop e Daz Dillinger (metade dos Tha Dogg Pound) a dividir o microfone uma vez mais, mas desta vez com não menos icónico DJ Premier a assegurar a produção do instrumental.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos