pub

Publicado a: 26/02/2018

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 26/02/2018

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[Black Milk] “Laugh Now Cry Later”

FEVER foi um dos lançamentos mais marcantes da última sexta-feira. A verdade é que já tínhamos saudades de Black Milk, sentimento que foi correspondido com a edição de um projecto que nos vai ficar na memória por um prazo considerável. O experimentalismo nas suas produções continua a fazer as delícias daqueles que procuram pelos conteúdos mais fora-da-caixa, mesmo que optando cada vez mais pelo recurso aos músicos em detrimento da utilização de samples e outras ferramentas electrónicas ou digitais.

“Laugh Now Cry Later” foi o primeiro single que o rapper/produtor de Detroit nos deu a conhecer como forma de antecipação do seu novo disco, FEVER. Agora retratado também na componente visual, transmitindo o olhar do realizador Gerard Victor, este é um dos temas mais sombrios do álbum de Black Milk, cuja mira recai sobre as fantochadas mediáticas e políticas que se vivem por estes dias nos EUA.

 


[Ocean Wisdom] “Revvin’” feat. Dizzee Rascal

Ainda no plano das edições, Ocean Wisdom também decidiu meter Wizville cá fora na passada sexta-feira. A saída do disco veio acompanhada de um novo videoclipe, o quarto nesta nova jornada do rapper britânico, que teve início ainda no ano passado com a proposta visual para “Eye Contact”.

Já aqui destacámos a quantidade de veteranos do hip hop a dar a mão a Ocean Wisdom no seu segundo álbum, com Method Man enquanto expoente máximo da credibilidade que o MC tem vindo a alcançar perante os veteranos da cultura. Dizzie Rascal é um dos nomes históricos da cena britânica a dar o seu contributo a Wizville — o caso subiu de tom com o rapper a protagonizar uma aparição para o vídeo de “Revvin’”, com o mesmo empenho com que sempre nos habituou nos vídeos que assina em nome próprio.

 


[Nipsey Hussle] “Hussle and Motivate”

Realizado por Sergio, “Hussle and Motivate” é uma curta metragem que conta com Nipsey Hussle como actor principal. O rapper assalta uma carrinha de valores para juntar a quantia necessária para libertar um amigo da cadeia. Depois de um intenso tiroteio com a policia, Nipsey é perseguido até chegar ao seu bairro, uma “zona de segurança” que faz dele um intocável perante os agentes da autoridade.

“Hussle and Motivate” é mais um single de Victory Lap e foi criado a partir do tema “Hard Knock Life”, de Jay-Z. O álbum de estreia do MC de Los Angeles saiu pela Atlantic Records e primou não só pelo talento de Nipsey como pelo vasto leque de convidados chamados a prestar provas para a Victory Lap. Kendrick Lamar é o grande destaque pela colaboração que assinou “Dedication”, embora nomes como Puff Daddy, YG, CeeLo Green, The-Dream ou Buddy também ajudem a elevar o estatuto do disco.

 


[GASHI] “1134”

Embora o passado de GASHI — aka G4SHI — tenha vindo a ser “esquecido” da nuvem digital, algum do seu histórico mais recente continua ainda disponível para os curiosos poderem espreitar. O artista de Brooklyn moldou o seu registo de modo a adaptar a sua apresentação e talento a um espectro mais abrangente — é visível que Labinot Gashi aponta à grande montra da pop, embora o seu skill enquanto MC não seja algo que deva ser ignorado.

“1134” é mais um avanço rumo ao seu álbum de estreia pela Roc Nation. Jay-Z assinou GASHI para a sua editora no Verão passado e, desde então, é visível o “salto” no alcance da sua música. STAIRS II deverá sair este ano e de lá já foram apresentados temas vistosos como “No No No” ou “Disrespectful”.

 


[Rapsody] “Chrome (Like Ooh)”

Também Rapsody protagonizou um salto semelhante ao de GASHI. Mais experiente e “mais rapper” que o exemplo anterior, foi durante o ano passado que editou o seu primeiro álbum pela Roc Nation, sendo a Jamla de 9th Wonder a intermediária do processo. Foi o próprio produtor quem descobriu os talentos de Marlanna Evans no início da década, ele que se deu como responsável por uma boa parte das produções que desde então suportaram as rimas da MC.

Laila’s Wisdom é um disco à antiga, no que a sonoridades e a técnicas de rap dizem respeito. 9th Wonder voltou a colaborar com a sua pupila em quase todo o alinhamento. Khrysis ou Nottz ajudaram no resto das delícias, com Kendrick Lamar, Busta Rhymes, Black Thought ou Anderson .Paak entre os convidados no capítulo das vozes.

 


[$UICIDEBOY$] “FOR THE LAST TIME”

Ontem foi a vez de Lisboa levar uma sova digital da dupla que tanto barulho tem feito — tanto no sentido literal como naquele burburinho que se gera quando vemos as faixas a inundar as redes sociais com sucessivas partilhas. A quantidade de música que $crim e Ruby Da Cherry assinam em nada ajuda para o abrandamento dessa tarefa, que a nova geração de utilizadores da Internet tão rapidamente consome. Há que o admitir: é difícil cansarmo-nos de um artista do qual gostamos quando as faixas saem uma atrás da outra, por mais ingrato que seja para quem demora dois e três anos a preparar ao mais ínfimo detalhe o próximo disco.

 


[Prof] “Andre The Giant”

O regresso de Evidence aos álbuns manteve a Rhymesayers Entertainment ocupada neste arranque de 2018. Agora que Weather Or Not já conquistou os nossos ouvidos, há um outro lote de artistas prontos a prestar provas na editora que já carimbou projectos de Aesop Rock, Atmosphere ou Eyedea & Abilities. Prof não é um estreante na subsidiária da Warner Music e “Andre The Giant” é o primeiro avanço para o seu quinto disco — Pookie Baby chega a 13 de Abril.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos