pub

Publicado a: 03/06/2016

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 03/06/2016

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Skepta é um dos homens do momento. Konnichiwa parece ser uma compilação de hits e, por isso, torna-se bastante ear-friendly na sua audição. Mas há mais talento a crescer em Inglaterra e vão descobrir porquê uns scrolls mais abaixo.

As crews TDE e A$AP também mostraram sinais de actividade. Do lado da Top Dawg salta um estreante, enquanto a crew de Harlem relembra Yams uma vez mais.

Em 7 Dias, 7 Vídeos, há uma vasta pesquisa pelo mais e o menos óbvio, coleccionando o melhor fruto de cada árvore para o dar a conhecer aos nossos leitores. É um resumo semanal onde o conteúdo nem sempre é mediático, mas tem sempre elevado interesse.

 


 

[SKEPTA] “Live @ Boiler Room Tokyo”

O Top Boy voltou com um novo álbum e, como não poderia deixar de ser, teria de o apresentar num evento Boiler Room. O local escolhido foi Tokyo e, para melhorar a coisa, foi também a festa de lançamento oficial de Konnichiwa, que é também um termo utilizado na linguagem japonesa que traduz o nosso “olá”. É com um “olá” que ele apresenta o seu quarto álbum e que vem confirmar a boa forma de um dos grandes talentos do rap em Inglaterra, mais precisamente no grime. Mas não é só de grime que se faz Konnichiwa, há também trap – como no caso de “Numbers” com Pharrel – e, acima de tudo, há uma boa quantidade de temas que nos ficam no ouvido. Temas que os menos distraídos certamente já conhecem como “Shutdown” ou “That’s Not Me”.

Boa parte do alinhamento presente no álbum foi sendo utilizado como singles nos últimos dois anos o que acaba por trazer uma grande consistência ao álbum agora editado.

 


 

[REEKO SQUEEZE] “Don’t Rave Much”

Chucky saiu dos Section Boyz há cerca de um ano e alterou o seu nome para Reeko Squeeze. Lançou já uns quantos singles nos canais de rap independente que se faz no Reino Unido e fala-se numa possível mixtape.

Em “Don’t Rave Much” parece que encontramos um bocado de Vince Staples do outro lado do oceano. Um instrumental trap ambicioso com uma letra afiada que nos pinta uma tela digna desta nova geração de MCs de gangsta rap. O vídeo também conta com pormenores interessantes e uma boa qualidade de imagem, algo a valorizar num conteúdo que foi publicado por um canal onde a filtragem e o critério de selecção são escassos.

 


 

[MR . LIF FEAT. SELINA CARRERA] “Let Go”

“Uma macabra e psicadélica história de amor realizada por Jon Webb”, diz-nos a descrição do vídeo. E é isso mesmo que “Let Go” é. Um tema de sentimentos e pensamentos distorcidos com um final drástico. Aqui, Mr. Lif conta com a presença da doce voz de Selena Carrera que é uma das rappers femininas que vão tentando florescer em solo americano.

O tema teve estreia na Mass Appeal, de Nas, e faz parte do último registo do MC da Mello Music Group, Don’t Look Down, estreado em Abril passado.

 


 

[LANCE SKIIIWALKER] “Could It Be (Prod. O’bonjour & TaeBeast)”

Novidades da TDE. Desta vez é a nova aquisição, Lance Skiiiwalker, a estrear-se com um vídeo que nos leva a crer que até o “novo sangue” pode vir a causar estragos ainda este ano.

O clipe conta com a realização de PANAMÆRA e os little homies, que são Kendrick Lamar e o presidente da editora, Dave Free. É irónico ter saído na mesma altura que o recente escândalo de violação no Brasil, uma vez que nesta história parece que Luke droga a sua amiga e, após várias tentativas de interacção com ela sem sucesso, acaba por deixá-la sossegada, que foge quando acorda perdida. O bom senso fez Skiiiwalker parar ao ver que a rapariga não reagia sequer a uma selfie.

“Could It Be” é um single forte e versátil, até mesmo pela utilização de dois beats distintos. Variando entre um boom bap lento e um segundo com um feeliing muito mais próximo da soul.

 


 

[A$AP FERG FEAT. A$AP MOB] “Yammy Gang”

O espírito de A$AP Yams continua a ser celebrado pela formação do Harlem. A crew faz uma espécie de retiro num deserto, longe da confusão das grandes urbanizações, para relembrar, uma vez mais, o falecido amigo e fundador do grupo.

Além de Ferg, em “Yammy Gang” entram também Rocky, Nast e Twelvyy. Com Tatiana Paulino, mãe do falecido artista, a prestar uma pequena declaração onde destaca o orgulho que tem no movimento a que o seu filho deu inicio.

 


 

[LATER & CASISDEAD] “Before This”

CASisDEAD salta do universo do grime para um tema electrónico pop a par com Later. Além da produção do tema, teve também espaço para dois versos e alguns ad-libs no decorrer da faixa. É mais um talento britânico que em ascensão noutras áreas, dados os seus horizontes mais alargados, a sua experiência e ambição em querer fazer algo diferente.

Para já é apenas um single, mas também fica a ideia interessante para um projecto futuro. Aguardemos.

 


 

[ED SCISSOR & LAMPLIGHTER] “Many Made One”

Ed Scissor encurtou o nome e aliou-se ao produtor de Glasgow Lamplighter para mais um projecto em duo. Este é o segundo single desse mesmo – ainda por estrear – Tell Them It’s Winter e brilha em ser mais um belo momento de introspecção, calmo, bem ao estilo de Ed. Vem-nos à cabeça a sensação de fazer parte de uma montagem cinemática, tanto pela sonoridade como pelo conteúdo lírico bastante perspicaz, em tom narrativo que lhe oferece uma sensação ainda mais teatral. Não esquecendo também o jovem que dança na câmera, enchendo a tela do YouTube com a simplicidade dos seus passos.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos