pub

Publicado a: 06/03/2017

Yvng $tvd sobre Safira: “Representa a preciosidade da vida até no esgoto mais sombrio”

Publicado a: 06/03/2017

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Safira é o mais recente EP de Yvng $tvd. Entre beats e rimas, o rapper e produtor emprega neste trabalho uma visão muito própria da vida de um artista no século XXI, contanto ainda com a ajuda de Lodo e LORD.

 



“Gosto de pensar neste projecto como um conjunto de ‘ensaios’ sobre o desastre da vida em sociedade quando te sentes um outsider”. É desta forma que Pedro Campos, o homem por detrás desta persona musical, classifica o seu mais recente projecto. “Acho que espelha a ânsia em que se transformou viver na actualidade em que nunca nos chega o que temos e em que encarnamos personagens para nos integrarmos. A sonoridade dos beats e as letras tentam levar o ouvinte a essa atmosfera reflectiva e sarcástica. A Safira representa a preciosidade da vida até no esgoto mais sombrio”, explica ao Rimas e Batidas.

O EP chega 3 meses após o seu trabalho anterior, The Cold, projecto onde compilou 4 instrumentais, e nele encontramos 5 temas que contam com a dura realidade em que habita Yvng $tvd, contada através das suas harmoniosas rimas e batidas. NA urgência em afirmação de “MerdaEsgoto”, o trajecto que efectua “bonito e torto como a Torre de Pisa” ou o “Delírio em Las Ervas”, Safira é belo exercício de introspecção que culmina num EP de rap bastante original e consistente em termos de sonoridade, escrita e flow.

Yvng $tvd explica o seu processo de criar novos temas: “Sou um gajo que passa por muitas crises criativas em relação à escrita, mas geralmente gosto de fazer uma música de uma vez só. Crio na minha cabeça o conceito/tema que quero e já sei mais ou menos o tipo de beat que quero produzir. Quando escrevo tenho sempre em atenção o significado e a honestidade do que quero dizer. A métrica e os esquemas de rima são tipo um adorno, uma fase quase final da cena em que tento tornar o flow e os jogos de palavras apelativos. Mas a prioridade é sempre alcançar a profundidade do que penso.”

O artista surgiu no radar do Rimas e Batidas em Novembro passado, como demos conta neste artigo, e, além da qualidade que lhe reconhecemos, destacou-se também pela rapidez e destreza com que finaliza e edita novos temas. Basta olharmos para a sua página no Youtube para percebermos a enorme vontade de mostrar trabalho.

“Para ser sincero tenho muito pouca coisa guardada na gaveta. Faz-me comichão ter as coisas em modo offline. Sou muito do momento e tenho pouco tempo livre porque tenho que conciliar isto com o meu dayjob e a minha vida pessoal. Mas agora, tendo libertado o EP, vou entrar numa fase em que vou mesmo ter que acumular os meus trabalhos no PC”, revela-nos ainda no âmbito do seu modus operandi.

Outros planos avizinham-se no horizonte de Pedro Campos. Embora prometa que “mais beats vão continuar a surgir no canal de Youtube” , ontem editou “420 OST”, o primeiro pós-Safira. Para o futuro, a meta é um álbum onde vai procurar trabalhar com outros produtores.

 


https://youtu.be/IflOSHatSF8

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos