pub

Publicado a: 23/11/2016

Yvng $tvd: “Produzir para MCs é um dos meus principais objectivos”

Publicado a: 23/11/2016

[FOTO] Direitos Reservados

Há um novo nome a ter em atenção no circuito do trap feito em Portugal. Apesar do ar de lonely boy que transmite pelos seus vídeos e temas, podemos afirmar que Yvng $tvd até vem bem acompanhado, junto do seu computador e da sua câmara. Afinal de contas, não precisa de muito mais do que isso para voltar dar os primeiros passos, já que com duas ferramentas de fácil acesso consegue transpor-nos para uma nova realidade paralela. A dos sons emotivos e tristes e dos vídeos melancólicos de dúbia qualidade de imagem.

 


https://youtu.be/L3wPJsesg2w


A sua estreia na Internet deu-se com um uma remistura de “Covered N Money”, de Future, onde se destacam as gordas frequências da linha de baixo ao lado de um sample carregado de memórias menos positivas. Um sentimento que se manteve à foor da pele com os lançamentos seguintes. Em “Estátudobem” consegue transpor-nos para o mesmo universo de Clams Casino, por exemplo, tanto pela sua sonoridade de conotação depressiva como com o  próprio vídeo em registo lo-fi que, apesar de ser dotado de movimentos, parece retratar o processo de viver a vida a baixas rotações. Quase estático.

 


https://youtu.be/Hj0E_cvUFnw


YVNG $tvd, nome adoptado recentemente por Pedro Campos, nem é novo nestas andanças. Desde 2007 que se dedica à produção de hip hop de tendências mais tradicionais e aposta agora em novos rumos para a sua sonoridade. “O nome”, explica ao Rimas e Batidas, “surge da necessidade de me reinventar e de ter uma identidade marcada.” Algo que agora está ainda mais presente no seu trabalho, já que até os vídeos contam com o seu próprio cunho, recorrendo ao iPhone ou a uma câmara antiga que o pai lhe ofereceu. “Comecei a ser um bocado self made, queria uma componente visual agregada à minha música”, refere o produtor, evocando também as influências directas de $uicideBoy$ ou Spooky Black nesta sua nova caminhada.

Quanto às rimas, Yvng $tvd não quer abdicar delas no seu trabalho. Aliás, ele próprio não é um estranho nesse capitulo. Ainda enquanto Da Rootless chegou mesmo a editar, ainda este ano, a mixtape 1992: Odisseia Num Chaço – registo que rapidamente se eclipsou da Internet para dar lugar a esta nova fase criativa.Participa também com versos em Isto Não É Uma Mixtape, do rapper/produtor LORD, uma das suas referências no hip hop feito em Alverca. O caminho agora passa por dar a voz a outros intervenientes: “produzir para MCs é um dos meus principais objectivos, pôr malta a rimar nos meus beats”. Não esquecendo a intenção de continuar a mostrar trabalho, deixando a promessa de um EP para o próximo ano.


https://youtu.be/nBp46xIH-nc

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos