“Yah!” de Buraka Som Sistema na estreia da nova série Antena 3 Docs

[FOTO] Direitos Reservados

Nas Pistas das Canções é o título da nova série documental da Antena 3 Docs, acervo da rádio pública que já conta com importantes documentários como Casas das Máquinas, seis filmes dedicados a importantes estúdios portugueses que contaram com assinatura de Rui Miguel Abreu e Eduardo Morais, ou, por exemplo, I Love My Label, trabalho da autoria de Rui Portulez sobre editoras independentes nacionais.

Esta nova série tem assinatura de Rui Miguel Abreu, autor do programa veterano da Antena 3 Rimas e Batidas, ponto de partida para esta revista digital que também dirige, produção de Alexandra Oliveira Matos e edição e realização de Luís Almeida, ambos membros integrantes da equipa ReB. O primeiro episódio debruça-se sobre “Yah!”, momento zero da importante carreira dos Buraka Som Sistema originalmente lançado em 2006.

É o próprio Rui Miguel Abreu quem explica a ideia por trás da nova série: “Inspirada em trabalhos do canal VH1, esta nova série pretende ir à descoberta de todas as histórias que se escondem nos multipistas das canções. Entre 1995 e 2001 trabalhei como A&R na Valentim de Carvalho e acompanhei inúmeras sessões de bandas e artistas como Mind da Gap, Cool Hipnoise, Boss Ac, Belle Chase Hotel, WrayGunn, Supernova, Mão Morta, Ithaka, etc. Estar em estúdio com todas essas bandas permitiu-me perceber como se constrói uma canção, como funciona o delicado equilíbrio entre os diversos instrumentos fixados pista a pista e as histórias que cada uma dessas pistas por vezes contém”.

No arranque de Nas Pistas das Canções, Branko e DJ Riot, ambos membros dos Buraka Som Sistema, conduzem-nos pelas diferentes pistas do seu clássico, revelando publicamente pela primeira vez pormenores sobre a criação e gravação da canção que conta com os préstimos vocais de Petty e que em 2006 os colocou com estrondo no centro de uma nova cena musical puramente lisboeta.

A nova série deverá contar com 10 episódios e tem já planeadas abordagens a clássicos de Orelha Negra e Legendary Tigerman.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team