pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Izzie Austin
Publicado a: 13/05/2022

Oficialmente prontos.

Vodafone Paredes de Coura fecha o cartaz para a edição deste ano com Surprise Chef ou MEMA.

Texto: ReB Team
Fotografia: Izzie Austin
Publicado a: 13/05/2022

Ficou completo o cartaz para o próximo Vodafone Paredes de Coura quando, esta sexta-feira, dia 13 de Maio, a organização avançou com os últimos nomes para cima da mesa. Surprise Chef, MEMA., Turnstile, Manel Cruz, Xenia Rubinos e Nuno Lopes fazem parte deste anúncio final.

Foram-nos recentemente sugeridos por Lance Ferguson numa entrevista, mas desde 2020 que a banda de Melbourne já estava referenciada pelo Rimas e Batidas. Embalados pela energia funk do seu primeiro All News Is Good News, os Surprise Chef chegaram aos ingleses da Mr. Bongo já com um segundo, Daylight Savings, em mãos. Mesmo com alguns novos singles e remisturas cá fora, a introdução de Rui Miguel Abreu à banda de Melbourne naquelas páginas das suas Notas Azuis continua a ser das mais certeiras:

“Carl Lindberg no baixo, Andrew Congues na bateria e Lucky Pereira e Hudson Whitlock nas percussões garantem uma sólida fundação rítmica. E quando escrevo ‘sólida’, o que quero dizer é sólida o suficiente para suster a pressão de uma torre de contentores recheados com mercadoria pesada: Lindberg e Congues entrelaçam padrões cadenciados com absoluta mestria deixando apenas o espaço mínimo para que a dupla de percussionistas o possa colorir com as suas congas e cowbells. Em cima dessa granítica base, Lachlan Stuckey e Jethro Curtin inventam fantasistas solos de guitarra e teclados (sobretudo órgão ou sintetizadores vintage), com argumentos harmónicos adicionais a cargo da guitarra slide de Joe Orton. E chega! O resultado é um viscoso mel de groove, viciante, pegajoso, denso e dengoso, como convém, com o funk de temperos jazzy nos solos a soar amplo, com a dose certa de atmosfera que parece respirar o mesmo ar que se pressentia nas clássicas gravações da Capitol comandadas por alguém como David Axelrod. A próxima aventura na saga Ocean’s 11 bem que poderia recorrer a esta gente de Melbourne que certamente seria bem servida. Isto é funk cinemático da melhor estirpe em busca da acção certa no grande ecrã: escute-se ‘Dinner Time’, por exemplo, e veja-se lá se não se vê claramente um George Clooney impossivelmente elegante ao volante de um descapotável, com os néons de Las Vegas espelhados no capô encerado. Clarinho como água…”

Presença mais constante por entre estas páginas é Sofia Marques. Natural de Aveiro, foi depois de ter somado passagens por Berlim e Dublin que regressou a Portugal com o objectivo de se focar em MEMA., o seu projecto a solo. Entrevistámo-la há um par de anos, ainda antes de ter lançado o seu EP de estreia, Cidade de Sal, e o tema que mais tarde levou ao Festival da Canção. “Estou Bem“, “Descontrolado” e uma co-produção creditada em Desghosts & Arrayolos foram as últimas pistas deixadas pela artista.

De 16 a 20 de Agosto, o Vodafone Paredes de Coura volta à Praia Fluvial do Taboão. BADBADNOTGOOD, slowthai, Princess Nokia, Arlo Parks, Sam The Kid (com Orquestra e Orelha Negra), Pixies, Yves Tumor, The Comet is Coming, Conjunto Corona, Kelly Lee Owens, HAAi, Rita Vian ou Ocenpsiea são apenas alguns dos muitos nomes que podes riscar da lista em cinco dias de festival, cujos passes gerais estão à venda por 120 euros.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos