[FOTO] Kirk Knight; Direitos Reservados
A avalanche de concertos hip hop tem vindo a tornar-se o prato nosso de cada dia e nem os festivais conseguem fugir aos artistas que representam o género. Freddie Gibbs, hoje anunciado no NOS Primavera Sound; o já confirmado Kendrick Lamar, uma das maiores figuras rap a nível internacional, vem a Portugal em 2016. Estes dois já estão em agenda. Agora o ReB faz um guia para os eventos que não podes faltar nos meses de Fevereiro, Março e Abril.
O primeiro concerto a ser apontado vem em cima da hora. Slow J apresenta-se hoje à noite no Lux Frágil, a convite de DJ Glue. As noites CREAM preparam-se para receber um dos maiores talentos emergentes do hip hop nacional, dono de uma estreia fantástica com The Free Food Tape EP. As suas apresentações ao vivo devem-se contar com apenas uma mão e é uma oportunidade de o ver a interpretar material novo.
As noites Gin & Juice continuam a trazer artistas internacionais que estão a olhar para o hip hop de forma diferenciada e, vindo directamente dos Estados Unidos da América, encontramos OG Maco no Musicbox, no dia 8 de Fevereiro. O seu single “I Guessed It” atingiu o top 100 da Billboard e o seu nome constou entre os escolhidos para os caloiros a ter em conta pela XXL Magazine. Mike El Nite é o responsável por abrir e fechar a casa. Sendo isso, estamos perante uma oportunidade de comprovar se OG Maco é nome para ficar ou um artista viral com sucesso de pouca dura.
Fevereiro encerra da melhor forma. Allen Halloween volta a Lisboa para apresentar Híbrido, no dia 27 de Fevereiro. O sucessor de Árvore Kriminal voltou a ser aclamado pela crítica nacional e a “Bruxa” está melhor que nunca, trazendo a melhor poesia de rua que se ouve em cada esquina. O Santiago Alquimista vai receber com pompa e circunstância o MC e este vem acompanhado de NelAssassin nos pratos e Buts MC e Lucy nas rimas. Landim vai abrir com um showcase a mostrar o que melhor se tem feito na Linha de Sintra.
https://www.youtube.com/watch?v=3JVcpkFGORQ
Não saímos do Santiago Alquimista e seguimos até Março, 25 de Março, para ser mais exacto. Blasph e Beware Jack vêm da Margem da Sul para nos trazer O Processo, projecto em que os MCs unem forças para criar um retrato fiel do hip hop que é feito no outro lado do rio. Ainda não existem lançamentos de singles cá fora, mas já é sabido que nomes como Nerve ou Sanryse estarão entre os convidados. O álbum terá selo da Mano a Mano, editora que lançou um dos melhores álbuns nacionais de 2015: Trabalho & Conhaque ou A Vida Não Presta & Ninguém Merece a Tua Confiança. NelAssassin não arreda pé do Santiago Alquimista e ajuda a dupla com as batidas, sendo também importante realçar a presença de Sam The Kid em formato DJ Set. Este concerto tem selo Rimas e Batidas, tendo a dupla também sido convidada para o primeiro festival Rimas e Batidas.
Abril é o mês definitivo nesta lista. Kirk Knight é a maior surpresa entre os nomes anunciados. O artista lançou em 2015 o seu álbum de estreia Late Knight Special e recolheu elogios pela crítica especializada. O produtor, que mostrou que também sabe rimar, é membro da Pro.Era: a crew a que pertence um dos nomes mais queridos dos real hip hop heads, Joey Bada$$. A extensão da ligação entre os dois deu-lhe o direito a produzir duas faixas (“Hazeus View” e “Big Dusty”) do álbum de estreia do prodígio de Nova Iorque. Os concertos são organizados pela Versus e estão marcados para dia 8 de Abril no Porto e 9 de Abril em Lisboa, ainda sem estarem confirmados os locais.
Terminamos a nossa viagem no Porto com Jimmy P. O MC vai apresentar o seu novo álbum ao Hard Club e irá mostrar a sua fusão de R&B, hip hop e rock, no dia 8 de Abril. Essência, que tem lançamento marcado para dia 1 de Abril, é o nome do terceiro – e mais recente – registo, e certamente trará a sonoridade que demonstra o porquê de ser dos nomes mais frescos no hip hop – bem auxiliado com a produção de J-Cool. A primeira parte ficará a cargo de JêPê, seu companheiro inseparável, e Fábia Maia, nova coqueluche do Porto.