pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/02/2024

Lisboa e Porto são as paragens do rapper brasileiro.

Um ano depois, Baco Exu do Blues volta a Portugal para um par de concertos

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/02/2024

Baco Exu do Blues tem o regresso aos palcos portugueses agendado para este Verão. Dias 5 e 13 de Julho, o artista de Salvador, Bahia, toca no Monsantos (Lisboa) e no Hard Club (Porto), respectivamente. Os bilhetes custam entre 25 e 30 euros.

Diogo Moncorvo continua a fazer render Quantas Vezes Você Já Foi Amado?, o aclamado quarto LP da sua carreira que lhe valeu uma nomeação para os GRAMMYs Latinos na categoria de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa. Dentro do Brasil, QVVJFA? foi alvo de distinções como as dos Prémios Revelação, Canção do Ano e Direção do Ano. Com a crítica da especialidade rendida, o Rimas e Batidas não passou ao lado dessa importante edição discográfica, com Adailton Moura a dissecar a mais recente obra de Baco Exu do Blues:

“No atual, o jogo muda. Apesar de ter uma sensibilidade admirável, a melancolia está presente em boa parte dos 39 minutos. Dessa vez, o jazz serve de guia, mas é abandonado pelo caminho. Propositadamente, tudo é muito denso, carregado. Mas os instrumentais não decepcionam. Das 12 músicas, a mais agressiva é ‘Inimigos’. Nela é possível observar com mais clareza uma melhora significativa na dicção de Baco. Está mais entendível, principalmente nos momentos efusivos.  ‘Samba in Paris’ traz a tradicional, delicada e fora da convencional explicitação do amor “baconiano” — assim como as antecessoras ‘Te Amo Disgraça’ e ‘Flamingos’. Com a presença de Gloria Groove, a canção ganha delicadeza, e uma certa sensualidade.   

Entre o amor, sexo e a raiva, Baco Exu do Blues expõe suas vulnerabilidades. Ao perguntar ‘quantas vezes você já foi amado?’, ele também levanta questões sobre o jeito que um homem negro no Brasil recebe afeto ou é hipersexualizado, sendo tratado apenas como um objeto de desejo. Os sentimentos que expressa trazem algumas respostas para suas próprias questões internas. De alguma maneira, serve também para curar feridas expostas por não ser correspondido. ‘Sei Partir’, com Muse Maya, e ‘Autoestima’ refletem muito bem essa posição defensiva. O f*da-se para tudo isso, Baco manda em ‘4 da Manhã em Salvador’. Ali, decreta sua libertação.”

Em 2023, o rapper brasileiro apresentou QVVJFA? em Lisboa e Porto num total de quatro esgotadas datas, naquela que foi a sua primeira dose de concertos em solo português. Pouco mais de um ano após essas calorosas recepções — que no ReB geraram tanto uma reportagem como uma entrevista —, Exu do Blues volta ao nosso país no arranque de uma nova digressão europeia que começa em Lisboa e termina no Porto — entre essas duas datas nacionais, o artista passa por Londres, Paris, Dublin e Barcelona.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos