pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Andrew Chin / Getty Images
Publicado a: 13/02/2023

O trio de Nova Iorque estava a celebrar a chegada do seu catálogo às plataformas de streaming.

Trugoy, dos De La Soul, morre aos 54 anos

Texto: ReB Team
Fotografia: Andrew Chin / Getty Images
Publicado a: 13/02/2023

David Jude Jolicoeur, que o universo hip hop conhecia como Trugoy, The Dove, membro fundador dos De La Soul, faleceu ontem, dia 12 de Fevereiro, aos 54 anos, tal como avançado pelo site Allhiphop.com e por diversos órgãos de comunicação norte-americanos, como a Rolling Stone.

O rapper, que também respondia aos nomes Dave e Plug Two, sofria de problemas cardíacos que o afastaram dos palcos em tempos mais recentes, tendo, inclusivamente, estado na base da sua ausência da participação dos De La Soul no assinalar de meio século de existência do hip hop na recente cerimónia de entrega dos Grammy. Apesar dessa condição ser do conhecimento público, nenhuma causa oficial de morte foi comunicada.

Quando financiaram And The Anonymous Nobody através de uma campanha de crowdfunding, os De la Soul publicaram na sua página Kickstarter uma entrevista com Trugoy. “O nosso foco nunca foi outra coisa senão a música”, explicava ele na conversa tida em 2015. “É claro que, mais uma vez, estamos a ganhar a vida e queremos fazer negócios em conformidade e colher de tudo o que criámos. Mas, ao mesmo tempo, a sua criação foi, acima de tudo, importante. Não estávamos a correr para fazer anúncios e filmes, a correr para estar em L.A. e aparecer em Hollywood ou seja lá qual for o caso. Muitos dos nossos pares estavam a correr por aí, porque esse caminho parecia maior do que a vida e parecia que os estava a levar para lugares diferentes e depois a ignorar o aspecto musical de tudo isto. Ignorando a ligação entre os membros da banda, o legado que estás a construir, e os fãs que te apoiam. Essas coisas sempre foram mais importantes para nós. Mesmo que fosse através do medo de fazer diferente”.

O músico prosseguiu: “Eu sei que houve alturas em que nós pensámos: ‘Não sei. Não sei se o conseguimos fazer’. Nós sempre nos questionávamos, julgávamos e nos criticávamos antes mesmo de seguirmos esses caminhos. A maior parte do tempo sabíamos que estávamos a fazer esta música. Concentrarmo-nos nisso primeiro foi sempre o mais importante, e talvez seja por isso que ainda estamos aqui. A música, se alguma coisa foi, foi o que nos levou a este caminho, então porquê sair dele quando sabemos porque estamos aqui?”

No Verão de 2016, Ricardo Farinha assistiu a uma verdadeira hip hop party protagonizada pelo trio nova-iorquino num dos palcos do Super Bock Super Rock, destacando na reportagem para o ReB os dotes de Dave e Posdnuos enquanto Mestres de Cerimónias “na sua verdadeira essência”. No início deste ano, os De La Soul davam conta de que os seus primeiros álbuns iam (finalmente) chegar ao mercado digital, depois uma batalha jurídica em torno dos direitos da obras que se arrastou durante vários anos.

O desaparecimento de Trugoy levou já a sentidas reacções por parte de muitos nomes do universo hip hop.


https://twitter.com/jpegmafia/status/1624901398923206658

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos