[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados
sleep在patterns começou a revelar o lado visual do seu novo capítulo criativo. “Bosom Nest”, “Cyan Ocean” e “Dimension” são temas que pertencem a wake up sleep, o seu próximo projecto.
https://youtu.be/9V1MCrsbsds
Cláudio Martins já assinou enquanto Taser e popularizou-se entre os produtores que fazem do YouTube a sua grande montra. Ao assumir uma posição mais conceptual, sleep在patterns deixou a sua música “crescer”, tendo protagonizado vários lançamentos em nome próprio e colaborações e solidificou algumas plataformas que albergam a nova geração de músicos que vive na Internet — o colectivo Slow Habits é um desses exemplos.
流 れ G R /\ P H Y foi o alter-ego que escolheu para tratar da componente visual que está directamente ligada às batidas que lhe saem do pulso. Lê-se “Phlowgraphy” e Cláudio Martins explicou ao ReB o que esteve na origem desta sua persona virtual.
“Phlowgraphy é outro alter-ego meu que até é mais antigo que ‘sleepinpatterns’ (que surgiu há cerca de um ano, na mesma altura que a Blu Box). Já tinha um interesse por visuais, seja vídeo ou fotografia, que foi como comecei com a conta no Instagram. Ajudou-me a desenvolver linguagens e algumas dessas criações acabei por adaptar à minha música. No fundo foi uma necessidade de fundir duas vertentes que acredito estarem bastante interligadas. Tenho várias ideias que pretendo desenvolver e, para este álbum, sinto que caí nisto naturalmente e estou em modo de exploração nestas duas áreas — entre outras, mas estas maioritariamente.”
https://youtu.be/86awDgI-Z9Y
Esse novo álbum intitula-se wake up sleep e o produtor tem estado a antecipá-lo com o lançamento de alguns temas que, discretamente, têm surgido no seu SoundCloud durante os últimos meses. No YouTube, “Bosom Nest”, “Cyan Ocean” e “Dimension” ganharam uma nova vida com os respectivos acompanhamentos visuais. Wake Up Sleep será o sucessor de Blu Box, álbum lançado no ano passado que mereceu uma edição física, em cassete, através da Vinyl Digital: “Foi bem recebido e tenho vindo a ter feedback desde que o álbum saiu. Mesmo não tendo aquele impacto instantâneo, fico contente por ainda estar a ser descoberto pelas pessoas. Isso aumenta ainda mais o valor desse projecto.”
O próximo LP entra nos planos a curto prazo de sleep在patterns e, segundo o seu criador, vai ao encontro da essência do projecto anterior. “A Blu Box e a Wake Up Sleep até que são bastante similares, embora sinta que a Blu Box represente um tipo de descoberta, que acaba por se transpor para a Wake Up Sleep, na qual aplico um desenvolvimento mais atento, com outro tipo de texturas e grooves. É também um álbum que vai ser muito mais visual, dado que durante este tempo tenho vindo a desenvolver alguns conceitos no que toca a criar uma representação estética da minha própria música. Sinto que é para aí que caminha.”
https://youtu.be/yBtVykVX-rM