pub

Sexta-feira farta: Novos trabalhos de Young Thug, 2 Chainz, Big Boi, Sadat X, Rocky Marsiano e Joyner Lucas

[FOTO] Direitos Reservados

Aproxima-se o final de mais uma semana e, como é habitual, surgem os habituais lançamentos que apontam para um sábado e domingo repletos de nova música. Um aviso à navegação: há muito hip hop para desfrutar durante o fim-de-semana.

Big Boi regressa aos álbuns a solo, 5 anos depois do seu último LP e traz consigo uma tracklist recheada de convidados de peso que certamente não deixarão ninguém indiferente. Rocky Marsiano reuniu as tropas e o primeiro EP com a Meu Kamba Band já cá está fora. Sagaz ou Sr. Alfaiate são alguns dos artistas com peso nacional a dar a cara nesta nova aventura do produtor. Young Thug e 2 Chainz apontam à beldade feminina nos títulos dos álbuns que acabam de lançar. Joyner Lucas e Sadat X são dois exemplos da nova e velha escola, respectivamente. O primeiro iniciou a carreira no hip hop com este nome apenas há um par de anos, tendo dado os primeiros passos enquanto C-Storm ou Future Joyner, enquanto o segundo carrega quase 30 anos de história no movimento da música urbana. Os dois têm algo em comum: acabam de lançar um álbum cada, ambos a merecedores da vossa atenção.

 


[Young Thug]

Gostavam de ver Drake como produtor executivo? Beautiful Thugger Girls tem o astro de Toronto ao leme, tal como Young Thung vinha a revelar nas redes sociais. Originalmente anunciado como Easy Breezy Beautiful Thugger Girls, o mais recente álbum do rapper de Atlanta tem uma receita magra: é composto por 14 faixas em que apenas 5 delas são temas colaborativos. Entre músicas onde o hip hop se funde ao dancehall, r&b ou até ao country, Snoop Dogg, Lil Durk ou Future são alguns dos poucos convidados a dizer “presente”.

 


[2 Chainz]

O álbum hoje disponibilizado pelo MC de College Park tem uma afirmação ousada. Será que as meninas bonitas realmente gostam de trap? Não encontrámos nenhum estudo que o confirme, mas sabemos certamente que há muitas meninas, e meninos, que vão gostar de Pretty Girls Like Trap Music. O álbum que 2 Chainz acaba de disponibilizar tem potencial para ser um dos seus projectos mais sólidos até à data. Gucci Mane, Quavo, Drake, Jhene Aiko, Nicki Minaj, Travis Scott ou Pharrell são alguns dos artistas em destaque na playlist do mais recente lançamento do Tity Boi.

 


[Big Boi]

Possivelmente não teríamos falado de de Young Thug ou 2 Chainz sem o contributo do senhor que se segue. O rapper ex-Outkast é um dos mais influentes no MCing proveniente de Atlanta e, sem dúvida, um nome a ter em consideração no que a rap diz respeito. Depois de Vicious Lies and Dangerous Rumors, editado em 2012, Big Boi apenas nos apresentou um trabalho: Big Grams foi o EP colaborativo que criou com a dupla de electrónica Phantogram. Este BOOMIVERSE marca um aguardado regresso a solo, que não poderia ter sido feito em melhor estilo. Killer Mike, Jeezy, Snoop Dogg, Gucci Mane, Kurupt, Curren$y ou o malogrado MC de Atlanta Pimp C são nomes grandes do hip hop que quiseram marcar presença neste comeback de Big Boi.

 


[Sadat X]

Nome histórico do rap vindo do Bronx, peça chave nos Brand Nubian, Sadat X brinda ao boom bap e às sonoridades da costa oposta à sua no álbum que hoje editou. The Sum of a Man é produzido na íntegra por Diamond D, também ele um nome lendário do hip hop, pertencente à crew D.I.T.C.. Diamond D dá ainda voz a um dos temas do alinhamento, com Jaws of Life, Timmy Hunter, Raheem DeVaughn, Tony Sunshine, Kurupt e os Tha Alkoholiks a fecharem as participações do sucessor de Agua.

 


[Rocky Marsiano & Meu Kamba Band]

Depois de partilharem o palco por diversas vezes para acompanhar Rocky Marsiano nas suas actuações, eis que surge o primeiro resultado do trabalho realizado em estúdio com a Meu Kamba Band. Meu Kota é o EP de estreia desta parceria em que as ideias de Rocky ganham um novo rumo com a entrada de outros músicos que se envolveram no projecto. Com as raízes africanas como pano de fundo desta mescla sónica, Karlon, Sagaz e Prince Wadada dão o contributo vocal para 3 dos 5 temas presentes no EP. Sr. Alfaiate, aka Nel’Assassin, também marca presença em Meu Kota e Toni, Nelson da Costa e Milton Gulli fecham o leque de artistas que integram a Meu Kamba Band.

 


[Joyner Lucas]

Depois de duas aventuras no hip hop pouco relevantes em que assinava enquanto C-Storm e Future Joyner, é agora com o nome que consta no seu documento de identificação que tem ganho maior relevância. Joyner Lucas editou a primeira mixtape em 2015, fez furor num remix de “Panda” e chega agora a altura de lançar novo trabalho. 508-507-2209 junta 16 temas com Mystikal, Snoh Aalegra e Stephion Don a alinharem em 3 dessas faixas. Esta é também a sua estreia por uma major, isto depois de ter assinado um contrato com a Atlantic Records, em 2016.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos