Sexta-feira farta: novos trabalhos de Mac Miller, YG, Nostrum Grocers, Helena Hauff, H.E.R., fye e Steve Hauschildt

[FOTO] Daniela K. Monteiro

Já sabemos que o fresquíssimo ASTROWORLD tem prioridade para os próximos dias. Ainda assim, a equipa do ReB não quer que vos falte nada — principalmente que não sintam que deixaram escapar a fase inicial de um projecto que, daqui a uns meses, poderá estar “na berra”. Há muito hip hop e electrónica para descobrir, por isso façam o favor de mergulhar nesta maré de edições.

Se não estão com ASTROWORLD em loopSWIMMING, o quinto álbum de Mac Miller, é, muito provavelmente, o álbum-substituto. O terceiro na conta pessoal de YG também saiu hoje — Stay Dangerous tem convidados de peso. Se querem rap para pensar e digerir lentamente, os Nostrum Grocers são a melhor opção — Elucid e Milo formalizaram um projecto a dois com o LP de estreia. Também existe qualquer coisa em H.E.R. que prende e não deixa fugir.

A partir de hoje, Helena Hauff faz parte da prestigiada lista de produtores que editaram um álbum de originais pela Ninja Tune. A história de Steve Hauschildt é longa mas a sua relação com a Ghostly International começa com o lançamento de Dissolvifye é “fabricante de produto rítmico nacional” e acaba de apresentar o seu primeiro trabalho com o selo da Monkery Collective.

 


[Mac Miller] SWIMMING

Mac Miller vive um óptimo momento criativo. Os ouvintes, claro, agradecem ao rapper de Pittsburgh pela constante actividade no seu canal de YouTube nos últimos dois meses. “Inertia”, “Programs” ou “Buttons” são faixas excedentárias de SWIMMING, “Self Care” é o primeiro videoclipe desta nova saga de Malcolm McCormick, não esquecendo também a sua entrevista com Zane Lowe — tudo conteúdos para ir acompanhando na TreeJTV.

Editado hoje, SWIMMING é o quinto disco na carreira de Mac Miller e o seu terceiro pela Warner Brothers Records. Apesar de não contar com participações — no sentido mais tradicional do termo — nomes como DâM-FunK, Thundercat, Steve Lacy, John Mayer, J.Cole, Cardo, DJ Dahi, Flying Lotus, Devonté Hynes, Syd, Snoop Dogg ou J.I.D. formam uma luxuosa equipa de bastidores, todos eles creditados na produção ou composição de SWIMMING.

 


[YG] Stay Dangerous

Passaram quatro anos desde que YG se estreou nas grandes lides da indústria musical — My Krazy Life foi o primeiro álbum de sempre do rapper de Compton, que, na altura, assinou um contrato com a Def Jam Recordings após uma jornada de várias mixtapes, tendo sido sucedido por Still Brazy em 2016.

Stay Dangerous é o terceiro LP de YG, que tem dois singles — “Big Bank”, faixa que conta com a participação de 2 Chainz, Big Sean e Nicki Minaj, foi distinguido com o certificado dourado da RIAA, depois de ter ultrapassado as 500 mil unidades vendidas. A$AP Rocky, Quavo, Ty Dolla $ing e Mozzy colaboram com versos em Stay Dangerous e TM88, MP808 e J Holt juntam-se ao habitual parceiro DJ Mustard na produção do disco.

 


[Nostrum Grocers] Nostrum Grocers

Milo e Elucid formam a dupla Nostrum Grocers e estrearam-se hoje com um LP de dez faixas. Inicialmente pensado em 2015, Milo e Elucid só se sentaram no estúdio no final de 2017 para delinear os contornos deste Nostrum Grocers, cuja produção foi também assumida pela dupla. Sem quaisquer convidados adicionais para auxiliar na fase criativa do projecto, o disco conta com a chancela da Ruby Yacht, de Milo.

 


[Helena Hauff] Qualm

Foi apenas no ano passado que Helena Hauff começou a gozar de uma maior exposição, muito graças ao contrato assinado com a prestigiada Ninja Tune. No entanto, a produtora alemã tem coleccionado diversas passagens por Portugal desde 2013. No ano passado, Helena foi um dos trunfos para o NEOPOP. Em 2018, Helena Hauff já marcou presença no Lux Frágil, Lisboa Electrónica e NOS Primavera Sound — o festival Forte é a próxima paragem, no dia 30 de Agosto.

Depois do curta-duração Have You Been There, Have You Seen It, Helena Hauff volta a somar uma nova edição pela Ninja Tune, desta vez com o LP Qualm.

 


[H.E.R.] I Used To Know Her: The Prelude

A RCA Records anda a potenciar o talento de H.E.R. desde 2016. Dona de uma voz capaz de nos derreter o coração, tem sido no formato mais curto que Gabi Wilson se tem apresentado à audiência. H.E.R., o primeiro LP em nome próprio lançado no ano passado, funcionou como compilação dos trabalhos e singles anteriores.

I Used To Know Her: The Prelude é um novo EP a dar entrada na conta pessoal de H.E.R., um conjunto de seis faixas em tons de r&b modernizado com coloração trap e neo-soul. DJ Scratch e Bryson Tiller colaboram com a nativa de Vallejo, California, que recrutou uma equipa interessante de produtores menos mediáticos mas com créditos firmados na indústria — Cardiak, Flippa, Wallis Lane ou Swagg R’Celious têm Drake, Dr. Dre, Jay Rock, Miguel, Rihanna, Khelani ou Logic entre os seus “clientes”.

 


[fye] Prólogo

fye é a mais recente contratação da editora Monkery Collective. O projecto de estreia de Francisco Borges tem vibrações positivas para animar a cena beatmaking nacional. Se ainda não encontraram a banda sonora certa para enfrentar o trânsito no caminho para a praia, Prólogo pode ser a salvação.

 


[Steve Hauschildt] Dissolvi

Steve Hauschildt não é nada novo nestas andanças e, em nome próprio, soma mais de uma dezenas de edições desde o início do milénio. Se contarmos as obras criadas em grupos como os Emeralds ou Fancelions, poderíamos usar umas quantas mãos emprestadas para continuar a contar. Ainda assim, há espaço para que Steve Hauschildt continue a coleccionar novos feitos — Dissolvi é o seu primeiro álbum de sempre pela Ghostly International, que tem trabalhos de Shigeto, Dabrye, Tadd Mullinix ou Recondite no seu catálogo. O produtor de Chicago está, por isso, bem acompanhado por colegas de renome no universo das batidas e quer, certamente, deixar também a sua própria marca.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team