Sexta-feira farta: novos trabalhos de Earl Sweatshirt, Kaytranada, Meek Mill, Illa J, The Alchemist, OUPA! e Farai

[FOTO] Direitos Reservados

O grande destaque do dia de hoje vai, obviamente, para o regresso de Earl Sweatshirt aos discos. Em plena era de bangers com coordenadas trap, o rapper e produtor ex-Odd Future continua a fintar o óbvio e solta mais uma demonstração de como as sonoridades do underground continuam bem vivas e a reinventar-se constantemente. Kaytranada não quis passar um 2018 em branco e lançou um novo EP que serve como aviso para algo com outra dimensão. Meek Mill continua “à solta” e acaba de amealhar o quarto LP da carreira, todo ele repleto de convidados e produtores de primeira categoria.

A sarar as feridas da alma, Illa J colocou no mercado o álbum John Yancey por intermédio da Jakarta Records. The Alchemist aproveitou o hype em torno de Earl Sweatshirt para dar a conhecer o primeiro avanço de Bread, EP que aterrou esta manhã nas plataformas de streaming. Farai e TONE continuam a trabalhar em parceria e Rebirth marca o primeiro longa-duração da dupla londrina. A norte de Portugal, o projecto OUPA! também se estreia nos discos.

Menções honrosas para Big K.R.I.T, Ski Mask the Slump God e Lil Baby.

 


[Earl Sweatshirt] Some Rap Songs

A confiança que Earl depositou nos Standing On The Corner funcionou na perfeição, tal e qual a aposta no talento mais underrated a que nos tem habituado nos seus projectos a solo. Some Rap Songs é um álbum de rap com aroma a subsolo mas não lhe faltam as nuances das memórias requintadas de jazz e soul que tanto gostamos de ouvir sampladas. Darryl Johnson, Adé Hakim ou Gio Escobar são alguns dos afiliados do colectivo nova-iorquino que ajudam a pintar o sucessor de I Don’t Like Shit, I Don’t Go Outside, com Denmark Vessey, Black Noise e os próprios pais de Earl a surgirem também creditados no disco.

 


[Kaytranada] NOTHIN LIKE U / CHANCES

Apesar de ter anunciado recentemente que tem um novo disco em mãos — uma colaboração inédita com Kali Uchis fez parte do set do produtor canadiano no último Pitchfork Music Festival Paris — quis a agenda que Nothin Like U / Chances visse primeiro a luz do dia. Carimbado pela RCA Records, o EP conta com três faixas e duas versões instrumentais, com Ty Dolla $ign e Shay Lia enquanto convidados.

 


[Meek Mill] Championships

O quarto álbum de Meek Mill chega-nos após um período mais conturbado na vida do rapper de Filadélfia. Este é o segundo projecto do ano para Meek, que editou o EP Legends of the Summer após sair da prisão. As divergências com Drake parecem ter ficado resolvidas, ele que é um dos pesos-pesados a mostrar serviço neste Championships. Também Jay-Z, Future, Kodak Black, Young Thug, Cardi B, Fabolous e Rick Ross fazem parte da lista de convidados. Na produção são Bangladesh, Wheezy, Tay Keith, CuBeatz ou Cardo quem dão as cartas.

 


[Illa J] John Yancey

John Derek Yancey gostou do que ouviu em Keep Summer Safe, ao ponto de querer para si um álbum inteiramente produzido por Calvin Valentine — o rapper de Detroit foi o convidado do produtor da Mello Music Group em “VHS”. Neste seu quarto disco, Illa J adopta uma postura mais introspectiva, algo que se traduz na ausência de colaborações com outros MCs.

 


[The Alchemist] Bread

O título de produtor mais trabalhador de 2018 pode muito bem ser entregue a Alchemist. Bread é o oitavo lançamento em nome próprio pelo veterano beatmaker, ele que auxiliou Freddie Gibbs e Curren$y em Fetti e serviu Evidence, Kool G Rap, Benny, Roc Marciano, Conway ou Westside Gunn nos seus projectos. Os três últimos são convidados em Bread, que junta também versos de Black Thought e Earl Sweatshirt.

 


[OUPA!] Cidade Líquida

Mónica Sol, Bonaparte, Garcez, LS, Doc, Drunk Nigga, Joca e Ricardinho foram os jovens escolhidos das primeiras três edições do OUPA! para integrarem um projecto de maior dimensão em 2018. Com direcção artística de Capicua e com o auxílio de músicos como D-One ou André Tentugal, Cidade Líquida espelha o espírito de camaradagem incutido neste colectivo de MCs e produtores.

 


[Farai] Rebirth

Farai e TONE lançaram o aviso no ano passado com a edição do EP KISSWELL. Desta vez, a dupla londrina conta com o apoio da Big Dada na comercialização do projecto, selo subsidiário da Ninja Tune e que conta com trabalhos de Run The Jewels ou Roots Manuva. Rebirth conta com onze temas e foi antecipado pelos singles “National Gangsters”, “This Is England” e “Punk Champagne”.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team