pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/04/2023

Caça aos ovinhos da música.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Yaeji, Brandee Younger, Niontay e Tim Hecker

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/04/2023

A época é de celebração e, como dita a tradição, a hipótese de ingerirmos mais calorias do que aquelas que realmente precisamos é alta. Se querem contrariar essa tendência, sugerimos que a caça aos ovos de chocolate seja trocada por uma caça aos discos do dia, na expectativa de que o tempo investido na tarefa nos mantenha a todos longe do açúcar.

Por cá, há quatro projectos em específico a merecer o nosso destaque, mas basta uma breve pesquisa pela Internet para percebermos que há muitos caminhos diferentes pelos quais podemos optar neste final de semana prolongado: Rae Sremmurd (Sremm 4 Life), Daniel Caesar (NEVER ENOUGH), Mozzy (Kollect Kall), µ-Ziq (1977), THEY. (Nü Moon), NF (HOPE), Blondshell (Blondshell), Daughter (Stereo Mind Game), Desire Marea (On the Romance of Being), Jana Horn (The Window Is the Dream), Nathan Fake (Crystal Vision), Walter Smith III (return to casual), Overcoats (Winner), Cub Sport (Jesus at the Gay Bar), Shame Gang (Better Late Than Never) e Ellie Goulding (Higher Than Heaven) estão entre os restantes highlights do dia.


[Yaeji] With a Hammer

Em 2020, Yaeji tornava-se numa sonante contratação por parte da XL Recordings. A cantora e produtora tinha já trilhado um interessante caminho enquanto artista independente e o salto para uma editora de renome aumentava o entusiasmo em torno do seu primeiro longa-duração, a mixtape WHAT WE DREW 우리가 그려왔던, que apresentou em Abril desse mesmo ano. Em 2023, o compromisso é ainda maior ao editar hoje o álbum de estreia With a Hammer, um interessante manifesto para a electrónica de fusão totalmente produzido e interpretado por si, apenas com a ajuda de alguns colaboradores pontuais — Loraine James é o nome mais sonante na curta lista de créditos.


[Brandee Younger] Brand New Life

Ter selo da Impulse! é meio caminho andado para nos abrir o apetite. E se vier assinado por Brandee Younger, melhor ainda: dois anos depois do aclamado Somewhere Different (que foi alvo da escuta atenta de Rui Miguel Abreu numa das suas Notas Azuis), a harpista volta com um novo disco que é composto tanto por temas originais como por interpretações de clássicos de Dorothy Ashby. Pete Rock e 9th Wonder são quem causa maior surpresa entre a lista de convidados e ajudam a promover mais um encontro entre jazz e hip hop.


[Niontay] Dontay’s Inferno

Se meio mundo ficou em alerta quando MIKE surgiu em cena enquanto “protegido” de Earl Sweatshirt, faz sentido que agora Niontay também tenha uns quantos olhos apontados para si, já que é ele a mais recente aposta por parte do autor de Beware of the Monkey para a sua label 10k. Conhecendo minimamente o universo sonoro em que este jovem MC se vê agora envolvido, fica fácil percebermos de que fibra é feito este seu novo Dontay’s Inferno: hip hop experimental que vai do boom bap ao trap sem nunca se assemelhar a nada que esteja na “moda”.


[Tim Hecker] No Highs

A notícia que deu conta da chegada de mais um trabalho de Tim Hecker ganha contornos ainda maiores quando nos lembramos que o artesão sonoro canadiano está a caminho do nosso país para se apresentar ao vivo em duas datas. Culturgest (20 de Abril) e gnration (21 de Abril) são, por isso, espaços aptos a receber este seu último No Highs, uma excursão musical que explora novas formas de expressão electrónica, com muitos sintetizadores e técnicas de sound design enquanto factores dominantes dessa equação.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos