Veio recheada a primeira colheita discográfica do mês de Maio. Das várias dezenas de trabalhos com que nos cruzámos, destacamos uma mão-cheia deles num dia em que o hip hop se fez sentir em peso — dentro deste registo, colocámos todo o nosso foco sobre a produção nacional, mas há por aí projectos de Jawnino (40), Jadasea (Too Many Tears), 4batz (u made me a st4r), Blockhead (Luminous Rubble). Rome Streetz & Wavy Da Ghawd (Buck 50), Slum Village (F.U.N.), Evilgiane & Slimesito (EVILSLIME) e La Zowi (PUSSY TASTE) a ter em consideração.
Mas as contas não se fecham por aqui. Entre os novos lançamentos também encontrámos discos de Rastronaut (Club Edits), Tamborim Dream (Vivian’s Bedroom), Aïsha Devi & BBC Radio Orchestra (Aethernal Score), Sam Gendel & Sam Wilkes (The Doober), WILLOW (empathogen), Luke Stewart Silt Trio (Unknown Rivers), Ibibio Sound Machine (Pull the Rope), Kacy Hill (Bug), Jasmine Myra (Rising), Charlotte Day Wilson (Cyan Blue), Hana Vu (Romanticism) e Dan Rincon (Spotlight City).
[Kamasi Washington] Fearless Movement
Em Fearless Movement, Kamasi Washington trouxe de volta o som das big bands e aplica-o a um jazz de conotação mais espiritual e de elevado índice de fusão com outras linguagens musicais — da clássica ao hip hop. É este o trabalho que trará o saxofonista de Los Angeles de volta ao nosso país, com apresentações ao vivo marcadas para o Coliseu dos Recreios (9 de Outubro, Lisboa) e Hard Club (10 de Outubro, Porto). Ao quinto álbum em nome próprio, Washington surge mais vibrante do que nunca e vê as suas composições serem abraçadas por um vasto e riquíssimo lote de convidados, que vão desde George Clinton e André 3000 a Thundercat, Terrace Martin, D Smoke e BJ The Chicago Kid.
[Maria Reis] Suspiro…
Tomé Silva é um dos nomes mais interessantes a despontar no segmento da produção nacional nos últimos tempos e tem-se vindo a desdobrar por inúmeros géneros musicais nos lançamentos que protagoniza a solo, como o seu mais recente THE SOUNDCLOUD YEARS 2018-2024🤪😩🤓. É ao jovem multi-instrumentista que Maria Reis recorre para a ajudar a edificar um novo álbum, Suspiro…, em mais um importante tomo para o cancioneiro indie português de pendor rock. Tão sonhador quanto melancólico, o mais recente lançamento da artista volta a ser selado pela Cafetra Records e será apresentado ao vivo no decorrer dos próximos meses, a começar já hoje pela Casa da Música Jorge Peixinho, em Montijo.
[Nubiyan Twist] Find Your Flame
Três anos depois de Freedom Fables, os Nubiyan Twist voltam às edições de maior porte com este Find Your Flame, editado novamente com a chancela da histórica Strut Records. Sediado em Sheffield, no Reino Unido, este conjunto de 9 músicos acena-nos hoje com uma proposta de jazz altamente dançável e alicerçado em influências oriundas do espectro da soul e do R&B. Nile Rodgers e Seun Kuti são os nomes mias emblemáticos a destacarem-se por entre a ficha técnica no capítulo dos convidados para o quarto álbum da banda britânica.
[João Tamura & Vasco Completo] eu não criei esta cidade
Não sabemos se foram feitas uma para a outra, mas já deu para perceber bem a sinergia existente entre os poemas de João Tamura e as tapeçarias sónicas tecidas por Vasco Completo, algo que já tínhamos testemunhado em temas como “35mm” ou “Serotonina”. Num novo lançamento levado a cabo pela Monster Jinx, os dois reencontram-se para um par de faixas neste EP eu não criei esta cidade, onde o reino do hip hop se vê assombrado com fantasmas vindos dos campos da ambient e do trip-hop.
[Sien Flamuri] STICC TO THE SCRIPT
Mais vale bem acompanhado do que só e Sien Flamuri trouxe a turma toda no seu segundo projecto deste ano, três meses após o EP que o juntou a CRAKiDD, OUT OF SIGHT. Em STICC TO THE SCRIPT, o produtor de Gondomar (que já colaborou com João Não ou Maudito) faz a cama para que nove MCs possam espalhar os seus versos ao longo de outras tantas faixas — com UEST, BIG JONY ou VATO à cabeça. Do boom bap mais sombrio ao trap de cunho autoral, há frequências para todos os gostos para quem gosta de escutar rimas a deslizar por diferentes tipos de cadências.