Dia de duplas no ReB: em seis discos, cinco são protagonizados por duas cabeças e quatro mãos — a única excepção é Joyce Wrice. Ao contrário do que acontece normalmente, esta é, também, uma selecção que se baseia exclusivamente em talento importado da América.
[Joyce Wrice] Overgrown
Há uma matiz nostálgica no primeiro disco de Joyce Wrice (e não só pela mosca “Compact JW Digital Audio” no vídeo da festa de lançamento de Overgrown). Não há a melancolia e o torpor característicos do r&b actual. Mesmo se não inventivas, as canções são esgalhadas como se destinadas a um álbum de 2003 de Ashanti ou Christina Milian, de quem a meiguice do seu timbre também se aproxima. Há uns anos, estava a fazer covers no YouTube; hoje, chegada ao seu primeiro disco, tem ao lado o produtor D’Mile (conhecido de Janet Jackson ou Rihanna), Kaytranada, Freddie Gibbs ou Lucky Daye. Como se escreve na Asian American Trendvue, Wrice é o produto de “uma mãe japonesa e um pai afro-americano”, assumindo o espírito de “uma geração de americanos birraciais que abraçam e celebram a sua dupla e rica herança cultural”.
[Benny The Butcher & Harry Fraud] The Plugs I Met 2
O primeiro volume de The Plugs I Met saiu em 2019 e foi um sucesso; no segundo esforço, Benny The Butcher convidou o produtor Harry Fraud para ajudá-lo a superar-se. 2 Chainz, Fat Joe e French Montana são três nomes que se juntam ao rapper da Griselda neste projecto composto por nove faixas.
[Pink Siifu & Fly Anakin] $mokebreak
Uma pausa para fumar com Pink Siifu & Fly Anakin. Em 2020, a dupla deslumbrou com FlySiifu’s (álbum que acabou por garantir o seu lugar na lista de melhores de 2020 para a equipa ReB). Neste EP incluído na versão deluxe, o duo chama Chuck Strangers, Fousheé, MAVI e, entre outros, Zelooperz para mais uma ronda.
[Nappy Nina & JWords] Double Down
“Trocadilhos e repetição razoável”, confessa a rapper Nappy Nina (que se descreve como connoisseur de árvores e sandes grelhadas de queijo — é uma forma de lidar com confinamentos múltiplos). É assim que chegamos a Double Down, um disco de 17 minutos produzido por J Words, mulher afro-latina que tem feito nome na electrónica de Nova Iorque. Uma descrição mais apta seria, contudo, trocadilhos e energia convulsa, para este projecto electrificado e breve.
[Kota The Friend & Statik Selektah] To Kill A Sunrise
O caminho independente de Kota The Friend é digno de nota bastante positiva. No seu mais recente lançamento, o rapper de Brooklyn junta-se ao experiente Statik Selektah para matar o nascer do sol. E Haile Supreme é o único nome creditado para além da dupla…
[April + VISTA] Pit of My Dreams
Feito durante a pandemia, Pit of My Dreams é o primeiro projecto de April + VISTA desde que se mostraram em 2018 com You Are Here. O elusivo Zeroh dá o seu contributo para este trabalho que se refugia na sombra — a luz está mesmo ao fundo do túnel…