Ainda não consta nos calendários, mas parece que está aí uma nova estação do ano dedicada ao rap. A arte de bem esgrimir versos em cima de batidas electrónicas está a dominar as atenções no final desta semana, com vários nomes de culto a escolher este 10 de Maio como dia para a apresentação de novos trabalhos. Há, no entanto, muito mais (rap e não só) a acusar no radar do Rimas e Batidas para além das 6 peças que vão encontrar em destaque ao longo deste artigo. Ora sirvam-se.
Dominic Kang (Silk Strings), A Cantadeira (TECELÃ), Nina R.A.E. ((Ch)ama), André Amaro (Labirinto), Amindi (Take What You Need and Then Some), O Finesse & 2WO OFFISHAL (Whores Antidote), Joy Guidry (Amen), Mary Ocher (Swedish Samoa), Skunk & Gritfall (Your Favourite Grunkle), Chief Keef (Almighty So 2), Gunna (One of Wun), I. JORDAN (I AM JORDAN), Nigel Hall & DJ Harrison (The Burning Bush: A Journey Through the Music of Earth, Wind & Fire), Chick Corea & Béla Fleck (Remembrance), Iglooghost (Tidal Memory Exo), Jordan Rakei (The Loop), A. G. Cook (Britpop), How To Dress Well (I Am Toward You), Andra Day (CASSANDRA (cherith)), Sisso & Maiko (Singeli Ya Maajabu) ou a compilação I Saw the TV Glow Original Soundtrack estão entre os lançamentos de hoje que devem espreitar.
[Ghostface Killah] Set The Tone (Guns & Roses)
A Mass Appeal, de Nas, patrocina o regresso de Ghostface Killah aos álbuns em nome próprio. O rapper, que no Verão passado ajudou a “incendiar” o recinto do Super Bock Super Rock através da primeira actuação dos históricos Wu-Tang Clan em solo português, oferece-nos assim o sucessor directo de Ghostface Killahs (2019), embora nos últimos anos não tenha estado propriamente parado, deixando-se envolver em parcerias com DJ Muggs, Westside Gunn, Kendrick Lamar ou até Skrillex. No seu novo Set The Tone (Guns & Roses), o próprio Dennis David Coles assina a produção de algumas das faixas e recebe vários convidados de renome, entre eles Kanye West, Raekwon, Method Man, Remy Ma, Fat Joe ou até mesmo Nas.
[E.se] Hubris
A maturidade fez de E.se um artista com mais certezas do que dúvidas, mais apto que nunca a explorar os mais recônditos cantos da sua psique. Depois de Serotonina (2021) e Mangrove (2022), o rapper e produtor de Almada chega ao terceiro LP com um à-vontade imenso para dissecar fragilidades, nem sempre fáceis de expor perante o mundo, e fala-nos de temas que andam à volta de saúde mental, separações relacionais, solidão e crescimento. Lunn, Minus & MrDolly, NED FLANGER, Mei Rose e o próprio E.se são quem assina as batidas utilizadas neste disco, que contém tinta adicional das esferográficas de xtinto ou L-ALI.
[Throes + The Shine] Kalunga
Se acham que o kuduro está isento de provocar queimaduras na pele, os Throes + The Shine vão fazer-vos mudar de ideias rapidamente através da sua visão acidificada da estética beat luso-angolana. A banda formada por Mob Dedaldino, Igor Domingues e Marco Castro voltou às edições dois anos após Aqui e, neste Kalunga, compila um conjunto de 8 corrosivas faixas naquela que é a sua sexta inscrição no formato de longa-duração, onde a produção electrónica desempenha um papel ainda mais importante do que nos registos anteriores.
[Yaya Bey] Ten Fold
Após alguns projectos de menor expressão, Yaya Bey puxou para si as luzes dos holofotes quando, em 2022, lançou o álbum Remember Your North Star, vincando o seu nome como um dos mais entusiasmantes a surgir por entre as malhas da soul e do R&B. Mas nem tudo foram rosas: 2022 foi também o ano em que Hidaiyah Bey perdeu o seu pai, o rapper Grand Daddy I.U., um trágico evento de vida que serviu de guia espiritual na altura de colocar este novo Ten Fold no “forno”. Novamente selado pela Big Dada, esta obra soa ainda mais abrangente do que a sua antecessora ao nível das frequências sonoras, permitindo-nos escutar a bela voz de Yaya Bey em contextos mais groovados, não fosse a ficha técnica estar populada por alquimistas conceituados como DJ Harrison, Karriem Riggins ou Nigel Hall.
[Conway The Machine] Slant Face Killah
A homenagem não podia ser mais simbólica. O título do mais recente álbum de Conway The Machine é inspirado em Ghostface Killah, ele que também nos acenou hoje com música nova. Só faltou cada um dos MCs participar enquanto convidado no projecto do outro para o círculo ficar completo, mas a verdade é que os universos Wu-Tang Clan e Griselda Records casam tão bem que quase nem damos conta ao saltar entre os dois discos. E tal como Set The Tone (Guns & Roses), também este Slant Face Killah está recheado de talentos: Raekwon, The Alchemist, Conductor Williams, Joey Bada$$, Swizz Beatz, Method Man ou Larry June estão na a vasta lista de créditos.
[Pink Siifu] GOT FOOD AT THE CRIB’!! VOL.2
Em exclusivo pelo Bandcamp, Pink Siifu entregou-nos uma boa dose de música nova no passado mês de Abril, por intermédio de GOT FOOD AT THE CRIB’! VOL.1, um projecto composto apenas por uma grande trilha sonora de 22 minutos com diferentes temas colados uns aos outros. O conceito mantém-se neste fresquíssimo GOT FOOD AT THE CRIB’!! VOL.2, uma nova mostra de rap avant-garde com 25 minutos de duração, ao longo dos quais podemos experienciar a vasta experimentação sonora que tem sido típica no percurso deste camaleónico rapper e produtor de Birmingham, Alabama, repleta de camadas e detalhes. Pink Siifu continua a demonstrar ser uma das mais inventivas mentes do hip hop contemporâneo e aqui faz-se acompanhar por alguns dos seus colaboradores mais próximos, como Ahwlee, Zeroh, Kei$ha ou Turich Benjy.