pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Marta Pina

Os vários tipos de crenças em exposição.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de DJ Nigga Fox, Kanye West, Teebs, Paus, Vado Más Ki Ás, Gallant e Xavier Omär & Sango

Texto: ReB Team
Fotografia: Marta Pina
De repente, uma torrente de discos entra-nos pela janela (virtual, claro) adentro. Sim, é sexta-feira, mas isto não é um dilúvio qualquer: 19 trabalhos que merecem (alguns mais do que outros, mas mesmo assim…) a vossa atenção. Passando da meteorologia para o futebol. Da lista de convocados, só sete projectos passaram à fase final, dividindo a equipa em duas metades: a nacional (DJ Nigga Fox, Paus e Vado Más Ki Ás) e a internacional (Kanye West, Teebs, Gallant e Xavier Omär & Sango). Para os que querem tudo, aqui fica a restante lista: Hemlock Ernst & Kenny Segal (Back At The House), LUCKI (Days B4 III), Kembe X (I Was Depressed Until I Made This), Blu + Fat Jack (Underground Makes the World Go Round), Rex Orange County (Pony), Steve Hauschildt (Nonlin), Amon Tobin (Long Stories), Zonal (Wrecked), Hieroglyphic Being (Synth Expressionism/Rhythmic Cubism), Harold (Tudo Tem Seu Tempo), Dino D’Santiago (SOTAVENTO) e ZZY (Plastic Jazz).

[DJ Nigga Fox] Cartas Na Manga

Depois de uma visita à Warp (com o EP Poder do Vento), Rogério Brandão regressa à Príncipe Discos, casa-mãe, para o seu primeiro longa-duração. Cartas Na Manga tem nove faixas e, para além da polirritmia, está carregado de “uma alegria introspectiva” — com suporte no digital e em duplo vinil pelo Bandcamp.

[Kanye West] JESUS IS KING

Parece mentira, mas não é, garantimos: o sucessor de ye já está disponível nos serviços de streaming. Ty Dolla $ign, Ant Clemons, Fred Hammond, Clipse e Kenny G são os featurings no disco que tem 27 minutos de duração.

[Teebs] Anicca

Novo lançamento com o selo da Brainfeeder de Flying Lotus. Cinco anos depois da edição de E s t a r a, Mtendere Mandowa está de volta (e veio acompanhado de nomes como Anna Wise, Sudan Archives, Panda Bear, Ringgo Ancheta ou Pink Siifu).


[Paus] YESS

“Positivamente um disco de PAUS”: com o autocolante na capa de YESS, o sucessor de Madeira, já ninguém vai ao engano. No décimo aniversário da banda, Hélio Morais, Makoto Yagyu, Fábio Jevelim e Quim Albergaria editam um trabalho que começou a fervilhar em São Paulo — onde as portas abriram-se para a experimentação electrónica, a influência do punk-rock, do batuque e da cena rave.

[Vado Más Ki Ás] Vitórias & Privilégios 

Directamente do Bairro 6 de Maio, o enérgico rapper estabeleceu-se como um dos mais promissores intervenientes do panorama nacional nos últimos anos. Com capa de Vhils, Vitórias & Privilégios é o primeiro trabalho de originais de Vado. E o que podemos esperar? “Letras que se confundem com o bairro que o viu nascer, relatos na primeira pessoa do que experienciou, as vivências com os que lhe são próximos, e temáticas da dura realidade da vida nos bairros periféricos, onde a violência e o crime são o dia a dia, mas onde também há lugar ao amor, a amizade e a compaixão.

[Gallant] Sweet Insomnia

Em 2018, Gallant andou a serpentear: encarnou D’Angelo em “Gentleman”, colaborou com Sufjan Stevens e a autora de uma série do Cartoon Network, lançou uma série de singles. Tudo em jeito de falso arranque para uma digressão cancelada e um álbum que teimava em não chegar — até agora. Sweet Insomnia é o sucessor de Ology, editado em 2016 (quando veio até ao Vodafone Mexefest), e continua a sua paixão pelo r&b nostálgico, ao lado dos convidados Sabrina Claudio e 6LACK.

[Xavier Omär & Sango] Moments Spent Loving You

Os dois românticos incuráveis voltaram a unir esforços para um novo disco. O sucessor de Hours Spent Loving You, projecto lançado em 2015, tem Wale, VanJess, Parisalexa, Foggieraw e Billy Mercury nos créditos.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos