Nos próximos dias 1 e 3 de Março, Samara Joy vem até Portugal para protagonizar um par de concertos na Casa da Música (Porto) e na Aula Magna (Lisboa), respectivamente. Os bilhetes custam entre 35 e 60 euros.
Samara Joy é uma estrela em ascensão no jazz, conhecida pela sua voz aveludada e pela abordagem moderna aos padrões clássicos. Nascida e criada no Bronx, cresceu no seio de uma família profundamente enraizada nas tradições do gospel e do jazz. A sua carreira na música despontou depois de ganhar o Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition em 2019 e, um par de anos depois, o seu álbum de estreia homónimo mostrou a sua capacidade de reinterpretar os standards intemporais do género. Ao segundo disco, Linger Awhile (2022), o reconhcimento foi ainda mais amplo, rendendo-lhe os prémios de Melhor Novo Artista e Melhor Álbum de Jazz Vocal. Em 2023, Rui Miguel Abreu confirmou-lhe o talento aquando a sua passagem pelo palco do Funchal Jazz.
O seu trabalho mais recente, Portrait, foi lançado em Outubro passado e marca uma evolução arrojada na sua arte. Misturando temas clássicos do cancioneiro do jazz com letras e arranjos originais, o longa-duração destaca o seu crescimento como co-produtora e letrista. Gravado no lendário Van Gelder Studio, o álbum inclui contribuições da sua banda em digressão, criando um som fresco e intemporal que solidifica o seu lugar como uma voz de destaque no jazz contemporâneo mais ligado à tradição.