pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/11/2023

De 13/11/2023 a 19/11/2023.

Rap PT — Dicas da Semana #162

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/11/2023

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça. Por dentro e por fora.


[Pika x TK x Uno] “Mania da Possessão”

O segundo capítulo está a ser desvendado e já vai no seu segundo episódio. Entre Vivos enfrenta agora a “natureza da morte”, com dois mortais de costas voltadas em “Mania da Possessão”, depois de “Os Mortos Brindam” ter dado o mote para a festa fúnebre. “De frente para a Morte, ela continua a levá-los na sua viagem mais longa”, reza na sinopse desta nova temporada do álbum-filme realizado por Olga Ramos, com Pika, TK e Uno enquanto protagonistas da trama em que figuram ainda umas quantas personagens secundárias. E entretanto já a “Teoria do Sono”, num terceiro episódio, foi avançada…


[Raze] Chop Norris, Vol. 2

Também Raze acaba de estrear um novo capítulo de uma saga que, no seu caso, já vem de 2020. Chop Norris vê, assim, o seu segundo volume estrear três anos depois do primeiro, e desta vez são 12 os participantes convidados a deixar marca própria no novo trabalho do produtor de Tomar — que, segundo adiantou ao ReB, já tem em marcha o terceiro volume de rimas e chops implacáveis.


[DJ Sims & Cachapa] “Solitário”

“Não quero fazer para ver se tenho quem me admire. Eu quero é rimas, dread, claro. Não quero fazer para ver se tenho mais partilhas. Quero batidas, dread, claro.” Declaração de intenções de Cachapa em “Solitário” sétimo tema de Detalhe — disco que o junta novamente a DJ Sims, desta vez para concretizar o sucessor de 2ª Gaveta. A missão do rapper eborense torna-se, assim, cada vez mais clarividente: impor-se no hip hop nacional como um novo valor do rap iminentemente escrito, antes de cantado, com uma fórmula bastante característica e em constante evolução. Portanto, em suma, o que quer, afinal, Cachapa? Rimas e batidas, claro.


[Real Punch] D.M.F.

Quer Real Punch em nome próprio, quer a D.R.U.G.S. Music enquanto selo editorial têm estado particularmente activos nos últimos tempos, daí que deste cruzamento resulte uma faixa não só merecedora de destaque, mas também de inclusão em algo maior. A marca de roupa sediada a Sul do país tem cada vez mais uma vertente editorial no âmbito musical, sobretudo depois de terem anunciado a feitura de um álbum que envolve uma série de afiliados que vão desde a própria música às mais variadas funções artísticas necessárias ao desenvolvimento de um projecto destes. O histórico rapper algarvio teria de ser, por isso, um dos participantes envolvidos em matéria de rimas, tendo-se aperaltado a rigor para entregar um pacote de barras com a sua marca de água bem impressa.


[Kulpado] B O D E

Kulpado pediu “um ou dois beats de grime ao DJ Player” e a ideia de fazer um EP a dois veio rapidamente a seguir. “Psicose”, a faixa inaugural, deu logo a entender que a coisa estava prestes a ficar séria, e nem foi preciso esperar muito para que o resto de B O D E fosse revelado: Breve Odisseia Dum Estranho marca o primeiro trabalho a solo do rapper da Margem Sul que conta com mais de duas décadas de rap às costas em nome dos M.A.C., dupla que partilha com TNT, cérebro da Mano A Mano, pela qual se vê editado este curta-duração.


[Mirai] “Traplife II”

De volta à “Traplife” quatro anos depois, é ao lado de Chaylan que Mirai dá seguimento à faixa que lançou no rescaldo da sua vitória n’O Game. Entretanto deu uma série de voltas no seu registo — com várias paragens assinaláveis —, mas não esqueceu as suas raízes criativas: “Quando comecei a viagem na vida de trap tu nunca dirias que conseguiria com trap na vida.” Quem sabe não esquece, mesmo que saiba muito mais que um só caminho.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos