pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Fernando Marques
Publicado a: 21/03/2023

De 13/03/2023 a 19/03/2023.

Rap PT – Dicas da Semana #127

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Fernando Marques
Publicado a: 21/03/2023

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.


[Lunn] “Eclipse” feat. Ellanor, L-ALI & xtinto

Ver L-ALI e xtinto a cruzar versos e trocar abordagens era apenas uma questão de tempo. Ter Lunn a promover esse encontro inadiável parecia cada vez mais uma feliz inevitabilidade. E ser Ellanor quem arredonda essas pontes revela-se um extra inesperado, mas indispensável. No fundo, são esses fenómenos, todos juntos, que caracterizam a singularidade de um “Eclipse”.


[Rafaell Dior] “Me Vs Me” & “Sunshine”

Num lançamento duplo, Rafaell Dior juntou-se a Lz em “Me Vs Me”, e a FRANKIEONTHEGUITAR e Cxdy em “Sunshine” — para, de forma tão diferente, chegar ao mesmo resultado: dois temas convincentes ab initio, quer num registo mais próprio — com a guitarra de Frankie a enquadrar-se à medida nesse aspecto —, quer na zona de conforto de Lz.


[YUNG JUSE] “BRILHO”

Desde o improvável hit do verão que não aconteceu, os avanços quer de Joint One, quer de Yung Juse têm sido recebidos deste lado num misto de emoções entre o desinteresse e o êxtase — muito graças a “MONEYPUXAMONEY!” no segundo caso. Daí que, apesar de o saldo de temas guardados para voltar a ouvir não seja positivo, cada novidade nos chegue em carta fechada. E “Brilho” volta a lembrar-nos que artistas como Yung Juse podem sacar um trunfo da manga a qualquer altura. Resta esperar pelo resto da mão que tem preparada em Rio Tinto, Porto, Portugal — que estreia na próxima sexta-feira.


[BDK Rootzs (DELE ALLI, SXSPECT, KARMA, NARIO)] “DENTU DI MEXICO”

Não escondemos que são as abordagens alternativas que no drill cantado em crioulo mais nos conquistam a atenção, mas isso não significa que não nos deixemos impressionar pela exactidão das fórmulas: se há quem mantenha o seu registo fiel à essência do sub-género, os BDK Rootzs são exemplo disso por excelência — mesmo com ainda tão poucas provas dadas.


[YeezYuri] “rolling loud” feat. XROOTZ & Schemes

Vale para YeezYuri, à sua medida, o mesmo que anteriormente se disse — com um ou dois asteriscos: a linha não deixa de ser característica; mas, para quem aos 15 anos já produzia material do calibre de “Brincar é no Parque” (e, mais recentemente, contribuiu para trabalhos como CASTANHO ou Cor D’Água — como se pode ver por aqui), as variáveis multiplicam-se, e “rolling loud” revela detalhes que abrem expectativas sobre a estreia do artista de Rio de Mouro num trabalho em nome próprio.


[NOIATT] “O Momento” feat. Débora Rocha

Desaparecimento Progressivo está em vias de se ver aparecido, depois de “O Momento” confirmar essa demanda em fase de desenvolvimento. Num tema em que se evidencia enquanto rapper, é logo pela produção que NOIATT começa a fazer valer esse momento — e Débora Rocha torna-o verdadeiramente especial, ela que, pelos vistos, não tem sequer “vontade de seguir carreira musical”, conforme indicava uma nota enviada à nossa redacção.

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos