pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/03/2022

Questões que fazem tocar.

Que Jazz É Este? confirma três concertos em Abril e Maio

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/03/2022

Está à vista o regresso a Viseu do ciclo Que Jazz É Este?, que um trio de espectáculos na agenda para os próximos dois meses.

O primeiro espectáculo acontece no Teatro Viriato a 12 de Abril. Os portugueses Joaquim Rodrigues (piano) e Mário Costa (bateria) vão estar a acompanhar a cantora francesa Claudia Solal num “cruzamento de estéticas como a pós-fusão contemporânea, pop/art, canção e folk-jazz, electrónica, sem esquecer o pilar fundamental da improvisação.”

No dia 27 do mesmo mês, é o Carmo’81 o espaço escolhido para acolher o reagendamento da prestação ao vivo dos Cíntia. O trio formado por Tom Maciel (teclas), Simão Bárcia (guitarra) e Ricardo Oliveira (bateria) foi uma das surpresas de 2021, muito graças a Sítio, o álbum de estreia que mereceu edição pela Cena Jovem Jazz.pt e no qual “as fronteiras entre géneros se diluem e o jazz partilha espaço com o hip-hop, a música electrónica e o post-rock”. Para o Rimas e Batidas, Rui Miguel Abreu assinou a crítica ao disco numa das entradas das suas Notas Azuis e conduziu ainda uma entrevista à banda.

Já em Maio, vai ser preciso esperar até ao dia 31 para testemunhar a última data do ciclo, que terá lugar também no Carmo’81. Em destaque estarão os Armadillo: Bruno Pinto (guitarra), Carlos Bica (contrabaixo) e Marcos Cavaleiro (bateria) partem numa “busca incessante de algo distinto e de novas formas e cromatismos”, ao serviço de um colectivo que prima pelo contraste de gerações e de influências individuais.

O baterista e autor de Sete também se apresentará ainda em Março, mais concretamente no dia 30, para responder (desta vez em nome próprio) à questão que se impõe: que jazz é este, afinal de contas?


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos