pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Emily Dennison
Publicado a: 21/06/2023

Antes do regresso aos palcos nacionais.

Próximo álbum de Matthew Halsall é editado em Setembro

Texto: ReB Team
Fotografia: Emily Dennison
Publicado a: 21/06/2023

An Ever Changing View é o título do próximo álbum de Matthew Halsall. “Water Street” é o primeiro tema a ser extraído do disco que tem edição marcada para o dia 8 de Setembro pela Gondwana Records.

Após uma jornada de dois EPs — The Temple Within e Changing Earth foram lançados no decorrer de 2022 — o trompetista e compositor inglês regressa ao formato de longa-duração com a sua “música profundamente meditativa”. Numa nota endereçada ao Rimas e Batidas, é explicado que An Ever Changing View foi composto num par de locais distintos, ambos com “vistas para o mar de cortar a respiração”, que certamente tiveram impacto nas ondas sonoras de um disco que nos é descrito como “uma pintura paisagística” e que nasce do caracter progressivo da criação através da manipulação de camadas de samples, loops e texturas rítmicas.

Este conjunto de 10 faixas vai chegar mesmo a tempo do regresso aos concertos em solo português — em Novembro, Halsall apresenta-se em Lisboa e Porto a liderar uma banda formada por Matt Cliffe (saxofone e flauta), Alice Roberts (harpa), Jasper Green (piano), Gavin Barras (baixo), Alan Taylor (bateria), Sam Bell (percussão) e o convidado especial Chip Wickham (saxofone e flauta) — e terá direito a prensagem num duplo LP, disponível num par de cores diferentes, preto ou verde transparente. Em discurso directo, o autor antecipa o sucessor de Salute To The Sun num breve parágrafo:

“A música pode elevar e inspirar-nos, ou de nos aliviar e nos proteger. É uma qualidade que eu ouço no jazz espiritual, na música ambiente ou apenas no som do mar e do vento entre as árvores. Queria que essa qualidade fizesse parte da tapeçaria que eu criei para este álbum.”

Em 2021, o bandleader britânico foi entrevistado por Rui Miguel Abreu, que poucos depois se dirigiu ao Museu do Oriente para o ver actuar ao vivo. Na reportagem, destacava-se-lhe a capacidade “para deixar toda a plateia com os corações carregados de uma bem necessária e saudável energia anímica.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos