Os 30 anos da Mr Bongo celebram-se com um documentário

[TEXTO] Pedro João Santos [FOTO] Direitos Reservados

Há 30 anos, David Buttle inaugurava uma pequena loja de discos em Londres. A Mr Bongo, que acabou por se transformar numa das editoras mais relevantes na recuperação de música brasileira, latina e africana, merece agora uma curta documental. Life In Music: 30 Years of Mr Bongo, com realização de Owen Cozer, está disponível no YouTube.

O documento acompanha, em cinco minutos, a história de Buttle desde 1989, quando vendia os discos que usava como DJ para pagar as propinas da faculdade. Atravessa vários momentos fulcrais da história da Mr Bongo, desde o advento da Internet até à visita do proprietário ao Brasil — que veio a dar à empresa um dos seus rumos actuais. 

Life in Music é o segundo documentário centrado na editora de Buttle, depois de Mr Bongo em 2017. Soma-se à presença da editora no Brighton Festival e em feiras de discos internacionais, na lista de eventos que marcaram 2019 e com que a Mr. Bongo celebrou esta redonda marca de três décadas de existência.

Como nota a The Vinyl Factory, a Mr Bongo — que se desdobra hoje em editora de música e cinema e casa de publishing — continua a ser um “refúgio para os diggers” de vinil. Mantém uma loja em Brighton desde 2017; como destaque do seu catálogo recente, reeditou o álbum homónimo de Afofa Akoussah, lançado em 1976 pela cantora do Togo. Mas também encaixou no seu catálogo o mais recente trabalho do projecto de hip hop Jungle Brown que, obviamente, mereceu toda a atenção do Rimas e Batidas.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team