Começa a ganhar forma o álbum de apresentação de Obongjayar graças à apresentação do seu primeiro single, “Message in a Hammer”, editado ontem juntamente com um videoclipe realizado por Rollo Jackson.
O artista nigeriano começou a dar nas vistas durante a segunda metade da última década e tem sido ponto de paragem obrigatória quando o assunto são vozes que estão a empurrar a cultura para a frente. Do grime e do trap ao afrobeat e à electrónica, Obongjayar tem feito de tudo um pouco e sempre da forma menos purista possível. Após os primeiros temas soltos — “Creeping” e “Endless” são duas das suas mais brilhantes pérolas a surgir dessa fase — têm sido frequentes os convites para que participe em projectos orientados para as mais diferentes coordenadas estéticas, vindos tanto de dentro como de fora do Reino Unido, o país onde reside. O seu nome está eternamente cravado em fichas de créditos de álbuns como uknowhatimsayin¿ (Danny Brown), Dark Matter (Moses Boyd), In Gods Body (Kojey Radical), Turn to Clear View (Joe Armon-Jones) ou até mesmo no disco homónimo de Everything Is Recorded, trabalho de exploração extrema levado a cabo pelo fundador da XL Recordings, Richard Russell.
A canalização dessas inúmeras experiências concentrou-se em Which Way is Forward?, o curta-duração que lançou em Fevereiro de 2020. Mais de um ano depois, volta a acenar-nos com novidades com “Message in a Hammer”, canção que o levará a desaguar na tão urgente estreia no formato de longa-duração, cujo título e data de lançamento são, para já, um segredo absoluto. Sobre a sua última faixa, Obongjayar, através de um comunicado, revelou que esta “se trata de lutar contra os poderes que nos tomam e nos roubam e chama-os pelos nomes — ladrões e assassinos.”
Só em 2021, ainda antes da retoma dos seus destinos a solo, o poeta e cantor complementou as cadências musicais de Sarz no EP Sweetness e deu uma perninha a Little Simz e Pa Salieu, em “Point And Kill” e “Style & Fashion“, respectivamente.