Novidades na Ghost Box: novos álbuns de Hintermass e The Belbury Poly

A Ghost Box de Jim Jupp e Julian House prepara-se para editar o novo álbum de The Belbury Poly, New Ways Out. Trata-se do primeiro álbum do projecto de Jim Jupp desde The Belbury Tales que datava já de 2012. New Ways Out é já a quinta entrada na discografia de The Belbury Poly iniciada em 2004 com The Willows, um dos primeiros lançamentos desta editora que foi apontada como a casa mãe do género musical hauntology, uma corrente particular de electrónica com uma sensibilidade decididamente britânica onde a influência do Radiophonic Workshop, a memória da televisão e até a folk se cruzam numa complexa rede de influências onde a música de grupos como Broadcast ou Boards of Canada representa igualmente um papel preponderante.

O novo trabalho de The Belbury Poly é descrito como uma mescla de “krautrock, glam, ‘faux’ folk e bandas sonoras de TV antigas”. Jon Brooks, de outro dos projectos da Ghost Box, o Advisory Circle, participa com piano num dos temas, “The Green Scene”. New Ways Out é lançado no próximo dia 27 nos suportes habituais nesta editora: CD, vinil e formatos digitais.



hintermass

Lançado recentemente, entretanto, foi o álbum de estreia do projecto Hintermass, The Apple Tree. Hintermass é o resultado da colaboração de Jon Brooks com Tim Felton, músico cujo currículo regista passagens pelos Seeland e Broadcast. A primeira amostra da colaboração destes dois criadores foi lançada no âmbito da Study Series, conjunto de dez singles da Ghost Box para que estes Hintermass contribuiram com The Open Songbook, em 2011. Descrito como um trabalho de pop pastoral, o álbum dos Hintermass úne o talento melódico de Brooks às particularidades de Tim Felton como vocalista.



2016 promete, entretanto, ser um ano de mais intensa actividade para a Ghost Box do que 2015, período em que não editou nenhum novo álbum tendo o catálogo registado apenas a entrada da compilação de comemoração da primeira década de existência, In a Moment Ghost Box, reedições para trabalhos de Mount Vernon Arts Lab e The advisory Circle e algumas entradas na série de singles Other Voices.

E, por falar em Other Voices, os portugueses Beautify Junkyards, tal como por aqui noticiado, preparam-se para se estrearem na Ghost Box com um single que sairá precisamente no âmbito dessa série. Será a entrada número 8 de 10 títulos previstos e terá edição no próximo mês de Junho.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team