pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Gareth McConnell
Publicado a: 28/03/2023

Estimulação artística e tecnológica.

Mumdance, Emeralds ou Nkisi anunciados para o Semibreve’23

Texto: ReB Team
Fotografia: Gareth McConnell
Publicado a: 28/03/2023

Já são conhecidos os primeiros artistas a integrar o alinhamento para o Semibreve deste ano, que acontece em Braga entre os dias 26 e 29 de Outubro.

Na primeira #ReBPlaylist deste ano, André Forte dava conta do regresso de Mumdance aos lançamentos mesmo na recta final de 2022. É precisamente o produtor inglês, um artesão dentro da cena clubbing contemporânea, o nome que mais atenção capta dentro do primeiro anúncio para a 13ª edição do Semibreve, deixando-nos ainda mais na expectativa para aquilo que 2023 lhe pode trazer ao nível da sua discografia, depois do silêncio que rompeu com as cavernosas “Jazz Excusrsion” e “Artificial Intelligence”, as duas faixas que residem em MD001.

Também em destaque estão os Emeralds, um trio de música electrónica composto pelos norte-americanos John Elliott, Steve Hauschildt e Mark McGuire e que anunciou um hiato em 2013 — uma década depois, o nome da banda volta a surgir em alguns cartazes. Sem a garantia de que têm novas edições a caminho, à disposição há, pelo menos, todo um catálogo antigo que compreende títulos como Allegory Of Allergies (2007), Solar Bridge (2008) ou Does It Look Like I’m Here? (2010), discos que os ajudaram a estabelecer enquanto um dos projectos mais influentes dentro de uma camada mais experimental da electrónica.

Parte de iniciativas como NON Worldwide ou COLD WAR, Melika Ngombe Kolongo nasceu no Congo, foi criada na Bélgica e estabeleceu-se enquanto artista no Reino Unido. A partir de Londres, Nkisi tem colaborado com várias rádios e publicações (através de rubricas ou mixes) e assinado o lançamento de temas que têm feito estremecer as catacumbas da cena rave, com recurso a influências tão dispares quanto a polirritmia africana, o techno de cariz mais hardcore ou o cinema de terror italiano dos anos 70.

Anja Lauvdal, Kali Malone, Kassel Jaeger + Eléonore Huisse e Tujiko Noriko + Joji Koyama são, para já, os restantes nomes avançados para o Semibreve deste ano. O passe geral para o festival custa 55 euros — ou 45 euros, se forem rápidos a agarrar os early birds.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos