pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

O culto em torno de um beat é o foco de uma nova peça da DJ Booth.

MF DOOM: 19 anos depois, uma intensa jornada levou à descoberta de sample de “Arrow Root”

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

É quase utópica a ideia de que possa existir uma batida de hip hop cujo sample original se possa manter no anonimato durante anos. Em grande parte graças ao WhoSampled e à sua vasta e activa comunidade de contribuidores, mas não descartando também círculos de debate digitais como o Reddit ou o Facebook. Mas e se o autor da peça for um dos mais enigmáticos militantes do hip hop de todos os tempos?

O nome MF DOOM salta-nos rapidamente à cabeça neste capítulo e foi mesmo ele o autor de uma música que tem fomentado a investigação dos cibernautas por quase duas décadas. Falamos de “Arrow Root”, um instrumental conduzido pelos dedos metálicos do mascarado mais carismático do universo hip hop, que viu a luz do dia em 2001 através do segundo volume de Special Herbs, a série que explora o lado mais musical de Daniel Dumile, tendo servido de base para as rimas de King Geedorah, um dos muitos alter-egos de DOOM, um par de anos mais tarde, em “Next Levels”, do álbum Take Me to Your Leader.



Nas caixas de comentários, no YouTube, de ambas as versões que fazem uso desta batida, havia algo fora do normal: ninguém se chegava à frente com a solução válida para encontrar a origem do sample, algo que acontece com frequência em inúmeros outros casos. Após vários anos de pesquisa e pistas que levavam a becos sem saída, o holandês Roel van de Heuvel, “sample spotter” e amante confesso da cultura hip hop, nunca deitou a toalha ao chão e liderou um pequeno grupo de investigadores no Facebook.

19 anos após a edição original, o mistério chegou ao fim graças à ajuda de um ex-apresentador do programa Jazz Impressions, da BET, que continha um separador com o pequeno trecho de música utilizado por DOOM na sua peça. A DJ Booth deu nota do feito heróico de Roel, que permitiu ao mundo ficar a conhecer o sample de “Arrow Root”, indubitavelmente um dos mais difíceis de decifrar de todos os tempos. Podem ler a história contada na primeira pessoa aqui e escutar o riff de piano que desencadeou o rasgo criativo do icónico MC e produtor da máscara de ferro de seguida. Já só ficam a faltar resolver mais 1001 mistérios em torno da persona MF DOOM…


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos