pub

LL Cool J e Rage Against The Machine nomeados para o Rock and Roll Hall of Fame 2018

[FOTO] Direitos Reservados

O universo hip hop continua a dar cartas noutros terrenos. Na edição deste ano do Rock and Rock Hall of Fame, em Cleveland, LL Cool J e os Rage Against The Machine surgem entre o lote de artistas candidatos.

As votações prosseguem agora e os fãs podem eleger 5 dos 19 nomes sugeridos, que vão determinar quais os finalistas a ser imortalizados no mais famoso corredor da fama da indústria musical. Podem dar o vosso parecer no site do Rock And Roll Hall Of Fame até ao dia 5 de Dezembro, sendo ainda durante esse mês anunciada a lista dos vencedores do concurso.

Talento precoce, Ladies Love Cool James é um dos rappers que mais cedo causou impacto comercial no hip hop. A sua estreia deu-se pela histórica Def Jam, que na altura celebrava o seu segundo ano de existência. De Radio surgiram singles marcantes como “I Can’t Live Without My Radio”  ou “Rock The Bells”, um álbum que contou com produção de Rick Rubin e ainda uma remistura de Jazzy Jay. LL Cool J ficou ainda mais conhecido ainda quando deu o salto para os ecrãs, desempenhando o papel de actor em diversos filmes e séries. O seu trajecto na música foi ficando cada vez mais ofuscado com as novas tendências dos artistas mais frescos, mas isso não o impediu de editar mais de uma dezena de discos pela Def Jam. Authentic, o seu último registo, lançado em 2013, marcou a transição para a 429 Records.

 


https://youtu.be/LHlh2jZy-uA


Embora com uma conotação rock e metal, os Rage Against The Machine foram responsáveis por criar uma nova etiqueta para catalogar um estilo musical. Zack de la Rocha, o vocalista, trouxe a arte do rap para novos registos sónicos e não se fez destoar ao lado de músicos influentes como, por exemplo, o guitarrista Tom Morello, capazes de combinar o lado mais pesado do rock com um groove digno da escola mais funky. Ao rapcore dos RATM, nem a ausência de um DJ servia de motivo para se lhes apontar o dedo. O guitarrista, que ficou conhecido por fazer o seu instrumento soar a tudo menos a uma guitarra, foi também pioneiro ao fazer scratch em cordas de metal electrizadas no singleBulls On Parade”. Mais revolucionário e anti-sistema, algo que as letras de Zack sempre acompanharam, será difícil de encontrar na história do rap.

Na votação, que decorre online, encontramos estes dois actos ao lado de muitos outros nomes históricos. A lista completa pode ser consultada no site do Rock and Roll Hall of Fame, local cibernético em que podem exercer o vosso direito de voto após o momento de ponderação. Deste lado esperamos que haja novos companheiros para os já imortalizados Run D.M.C., N.W.A., Grandmaster Flash & The Furious Five, Beastie Boys, Public Enemy e Tupac.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos