pub

Publicado a: 28/09/2016

Live Low junta electrónica, guitarras e memória da música tradicional

Publicado a: 28/09/2016

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTOS] Tiago Frois

 

A Lovers & Lollypops prepara-se para lançar Toada, álbum de estreia de Live Low, projecto de Pedro Augusto (aka Ghuna X, responsável pela electrónica), Miguel Ramos (com ligações a Naco e Torto, baixo), Ece Canli (voz) e Gonçalo Duarte (de Equations, guitarra). No álbum registam-se ainda participações de Nuno Moura (Douda Correria, voz) e Henrique Fernandes (de Lost Gorbachevs, Srosh Ensemble).

Pedro Augusto explica ao Rimas e Batidas que a música apresentada em Toada, que, de acordo com comunicado da editora, “parte das referências etnomusicais arquivadas por Giacometti e Lopes Graça”, não surge tanto de uma vontade de “desconstruir” antes de um impulso de “reinterpretar”: “Qual a bitola da desconstrução? A ideia é construir um universo, e alguns dos temas que fomos buscar são à partida significativos duma musicalidade. Quisemos encontrar uma aura comum a várias gerações da música, portuguesa, e fizemo-lo à nossa maneira. É difícil encontrar uma escala de observação a este material, houve espaço para o estilo de Live Low e para a personalidade dos seus músicos. A desconstrução pela desconstrução é demasiado simples, e não se aplica à totalidade. Talvez se adeque mais a ideia de reinterpretação…”.

O álbum, “um retrato do período “de sol a sol” de cenário rural”, foi “gravado no Porto, descontraidamente em estúdios caseiros” ao longo dos últimos dois anos e sucede a dois EPs. Explica ainda a Lovers & Lollypops que esta música “bebe dos ritmos de trabalho e nos seus materiais, marcando um modo de estar, mas que se vai construindo revitalizado pelas composições e timbres complexos, que conduzem o ouvinte num ambiente imersivo”. Adianta-se ainda que neste trabalho se apresentam “influências de um cancioneiro popular português, que nos chegou por vozes incontornáveis do folclore como José Afonso, GAC, Vitorino ou Brigada Victor Jara, até Fausto Bordalo Dias na reinterpretação do tema “Lembra-me Um Sonho Lindo””.

Os Live Low apresentarão Toada ao vivo a 21 de Outubro, CCOP – Porto; 5 de Outubro, Musicbox – Lisboa; 5 de Novembro, Verao Azul – Lagos. Os concertos, revela Pedro Augusto, “terão convidados especiais”.

 


Toada live low


Alinhamento de Toada:

 

1 – Os Borracheiros
2 – Virtudes
3 – Laurinda
4 – Lembra-me Um Sonho Lindo 5 – Trolha-Cuco
6 – O Sol
7 – Ópera do Zeca
8 – Amanhã
9 – Deus te Salve Ó Rosa


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos