pub

Publicado a: 22/04/2016

De La Soul antes de Kendrick Lamar no Super Bock Super Rock

Publicado a: 22/04/2016

[FOTO] Direitos Reservados

Os norte-americanos De La Soul vão actuar no Palco Super Bock do festival Super Bock Super Rock no próximo dia 16 de Julho. O grupo de Maseo, Trugoy e Plug One junta-se assim aos já anunciados Orelha Negra e Kendrick Lamar num dia especialmente forte que inclui ainda, no palco EDP e apontando apenas ao universo Rimas e Batidas, nomes como Kelela e Capicua e, no palco Carlsberg, DJ Ride no duplo formato live, que estreou no Lisboa Dance Festival, e DJ set.

Os De La Soul deverão apresentar em Portugal temas de And The Anonymous Nobody, álbum que foi anunciado para o próximo dia 29 de Abril. O grupo subirá ao palco no seu habitual formato de trio – dois MCs e um DJ. De recordar que este será o regresso dos De La Soul ao Super Bock Super Rock depois de terem protagonizado, há mais de uma década, em 2003, uma histórica noite nos Coliseus dos Recreios com míticos nomes da cena hip hop portuguesa como Sam The Kid, Micro, Mundo Complexo e Dealema.

Os De La Soul estrearam-se em 1989 na Tommy Boy com aquele que é, justamente, apontado como um dos melhores álbuns de sempre, 3 Feet High and Rising. De La Soul is Dead (1991), Buhloone Mindstate (1993) e Stakes is High (1996) completam a fase clássica do grupo e uma das mais celebradas discografias do hip hop.

De uma planeada trilogia de título Art Official Intelligence só foram lançados dois álbuns, ainda pela Tommy Boy, Mosaic Thump (2000) e Bionix (2001). O desaparecimento da editora de Tom Silverman estará, provavelmente, na base do não lançamento da terceira parte de AOI. The Grind Date (2004), lançado já pela Sanctuary, é ainda o último álbum oficial do grupo que, no entanto, foi assinando algumas colaborações, nomeadamente com os Gorillaz de Damon Albarn, e projectos paralelos como trabalhos ao vivo (Live at Tramps NYC, 1996, de 2004), mixtapes (The Impossible: Mission TV Series Pt 1, de 2006) ou ainda, já em 2014, o trabalho Smell the D.a.I.S.Y., lançamento essencialmente digital (as poucas cópias em vinil lançadas trocam hoje de mãos por valores próximos dos 300 euros) que marcou o encontro do trio nova iorquino com os beats de J Dilla, nome com que aliás os De La Soul vinham colaborando desde Stakes is High. Para todos os efeitos, portanto, And the Anonymous Nobody representará o primeiro álbum de originais desde The Grind Date levando o grupo a quebrar um jejum de mais de uma década. A ocasião da subida ao palco na mesma noite de Kendrick Lamar é, por isso mesmo, especial. Poderia até sonhar-se com cruzamentos do grupo tanto com os Orelha Negra como com Kendrick Lamar. Afinidades e pontos de contacto não faltam certamente naquele que é, provavelmente, o alinhamento de palco mais consistente de que há memória num festival nacional desta dimensão.

Pela 22ª edição do Super Bock Super Rock passarão ainda outros nomes de interesse. este é, para já, o cartaz revelado:

14 de julho
Palco Super BockDisclosure, The National, The Temper Trap
Palco EDPJamie XX, Kurt Vile, Villagers, Lucius, Surma (artista recomendada Tradiio)
Palco CarlsbergDJ Shadow, Bomba Estereo

 

15 de julho
Palco Super BockMassive Attack & Young Fathers, Iggy Pop, Bloc Party
Palco EDPMac DeMarco, Rhye, Kwabs, Petite Noir, Pás de Problème
Palco CarlsbergLion Babe

 

16 de julho
Palco Super BockKendrick Lamar, De La Soul, Orelha Negra
Palco EDPGNR – Psicopátria, FIDLAR, Capicua, Kelela, The Parrots
Palco CarlsbergDJ Ride Live + DJ Set


https://www.youtube.com/watch?v=ZF_iin5OINw

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos